Buscando melhorar a performance e prevenção de lesões?

Conheça o trabalho de Avaliação do Movimento Funcional realizado pelo profissional Fernando Biazzoto

26/08/2020 - Catarina Ganzeli

Facebook Twitter
Avaliação do Movimento Funcional - Foto: Reprodução

Avaliação do Movimento Funcional - Foto: Reprodução

O ex-integrante da seleção brasileira Fernando Biazzoto, que atua como educador físico desde 2008 traz para o Centro Aquático SWIM CHANNEL um trabalho fundamental para complementar o preparo dos atletas, sejam eles iniciantes ou profissionais.

Utilizando o conhecido protocolo FMS Functional Movement Screen (avaliação do movimento funcional) e unindo a seus conhecimentos de mobilidade e liberação miofascial, o profissional realizará uma avaliação onde serão executados sete exercícios considerados movimentos funcionais padrão para o corpo humano e com o objetivo de identificar limitações no atleta, seja ela de mobilidade, flexibilidade ou força.

Essas limitações podem estar impedindo o atleta de desenvolver seus movimentos com na sua melhor eficiência. Dessa forma podemos descobrir fatores que podem estar dificultando o nadador em ganhar força, realizar uma correção de nado ou até mesmo antecipando uma fadiga causada por esse fato.

O resultado de cada avaliação direciona para possíveis limitações em algumas articulações onde iremos atuar com os exercícios corretivos para reestabelecer a funcionalidade. Existem alguns exercícios da avaliação onde serão analisados os lados direito e esquerdo, buscando identificar possível assimetria entre os lados.

Os sete exercícios estão divididos em três tipos de padrões de movimentos:

  • Mobilidade
  • Controle motor
  • Padrões funcionais

 

Fernando Biazzoto aplicando a Avaliação do Movimento Funciona – Foto: SWIM CHANNEL

 

Mobilidade x Flexibilidade

Vale esclarecer que flexibilidade e mobilidade não são a mesma coisa. Flexibilidade refere-se aos músculos e requer elemento de manutenção estática, enquanto mobilidade visa as articulações e requer movimento.

Além da alta performance, essas duas valências são fundamentais para a prevenção de lesões e obter um bom desempenho constante durante toda a temporada de treinamento e competições.

Mobilidade é a capacidade do corpo em realizar movimentos livres de qualquer restrição. É de fundamental importância para a manutenção e/ou restauração da amplitude ótima do movimento. Está ligada ao movimento voluntário.

“Mobilidade antes de estabilidade, estabilidade antes do movimento e movimento antes de força” (Gray Cook).

 

Porque Liberação Miofacial?

Fáscia é um tecido conjuntivo que envolve os músculos conectando-os entre si, com isso a ação de um músculo interfere em outro músculo. Independente de qual seja função de um músculo ele não trabalha isoladamente, os músculos possuem função integrada. As fáscias possuem como principais funções, a absorção de impacto e transmissão de força tensional.

Ela está intimamente ligada à função biomecânica do movimento. Confira alguns benefícios:

  • Pré-Treino: inibição da tensão; aumento do fluxo sanguíneo.
  • Pós-Treino: reorganização das fibras; remoção de metabólicos e recuperação.

 

 

Aqui no Centro Aquático SWIM CHANNEL você pode fazer sua avaliação para descobrir quais pontos podem desbloquear seu desenvolvimento no esporte, além de garantir sua longevidade através da realização de trabalhos específicos para você.

Após a avaliação serão indicados uma série de exercícios corretivos que podem ser feitos inicialmente em aulas presenciais, para depois cada atleta implementar em sua rotina como uma forma de melhora constante e manutenção.

Se ficou interessado é só entrar em contato através dos e-mails centroaquatico@swimchannel.com.br e contato@swimchannel.com.br ou via WhatsApp (13) 997251704 para mais informações e agendar sua avaliação!

Tags

Águas abertas Avaliação do Movimento Funcional Fernando Biazzoto natacao saúde

Catarina Ganzeli

Nadadora da Unisanta e da seleção brasileira  especialista em ultramaratonas aquáticas

Notícias relacionadas