Caeleb Dressel pode igualar marca de Matt Biondi em Tóquio

Se ganhar medalhas nos 50m e 100m livre e 100m borboleta nos próximos Jogos Olímpicos, o americano repetirá feito do compatriota

27/05/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Caeleb Dressel - Foto: Reprodução
Caeleb Dressel - Foto: Mike Lewis

Caeleb Dressel - Foto: Mike Lewis

Caeleb Dressel - Foto: Reprodução

Aos 23 anos de idade Caeleb Dressel é hoje um dos maiores nomes da natação mundial e dos Estados Unidos. Considerado pela FINA como o melhor do mundo em 2019 e líder do ranking mundial da temporada passada nos 50m e 100m livre e 100m borboleta, o americano também é bicampeão mundial das três provas e pode igualar uma marca histórica de Matt Biondi nos Jogos de Tóquio ano que vem.

Se Dressel ganhar medalhas nestas provas nos próximos Jogos Olímpicos ele se igualará à lenda americana Matt Biondi, até hoje o único a conquistar o título olímpico em duas delas 50m e 100m livre e prata nos 100m borboleta na edição olímpica de Seul-1988.

Matt Biondi – Foto: Reprodução

Naqueles Jogos, Biondi ganhou sete medalhas e Dressel pode também se igualar esta marca se conseguir conquistar mais medalhas nos revezamentos que irá participar. Já é certo que ele deve nadar os 4x100m livre, 4x100m medley e a nova prova do 4x100m medley misto. A sétima medalha pode vir com o revezamento 4x200m livre caso ele tente uma vaga na equipe.

O sucesso de Dressel nos últimos anos também rendeu comparações com Biondi que também nadava as três provas de velocidade. Com 11 medalhas olímpicas, Biondi entrou para o Hall da Fama da Natação Internacional em 1997 e é considerado um dos maiores nadadores de todos os tempos. Dressel conquistou duas medalhas nos Jogos do Rio-2016 com os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley quando ainda era uma jovem revelação.

Caeleb Dressel – Foto: Satiro Sodré

Além de Biondi, apenas Kristin Otto em Seul-1988 e Inge de Bruijn e Dara Torres em Sydney-2000 conquistaram medalhas nessas três provas de velocidade nos mesmos Jogos, sendo que Kristin campeã olímpica nas três. Leia mais sobre esse assunto na Swimming World clicando aqui.

Tags

Caeleb Dressel Jogos Olímpicos Matt Biondi natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas