Campeonato Brasileiro de águas abertas chega a última etapa

Competição acontece na Praia de Inema e terá participação de três atletas olímpicos: Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Marc Antoine Olivier

15/11/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Ana Marcela Cunha - Foto:  Satiro Sodré
Etapa de Inema encerra a temporada 2019 - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Etapa de Inema encerra a temporada 2019 - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Ana Marcela Cunha - Foto: Satiro Sodré

A praia de Inema, em Salvador (BA) recebe neste fim de semana (16 e 17 de novembro) a sexta e última etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Maratonas Aquáticas 2019. As provas irão definir os campeões da temporada da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nos 10 km e nos 5 km do Brasileiro e dos 5 km e 2,5 km da Copa, além dos clubes campeões gerais da temporada.

A prova contará com presenças especiais. A começar por Ana Marcela Cunha, eleita pelo COB como a melhor atleta da modalidade em 2019. A baiana teve uma grande temporada conquistando o título pan-americano, o tetracampeonato mundial nos 25 km, além dos 5 km, e de obter a vaga olímpica para os Jogos de Tóquio-2020. Ana Marcela deve ser eleita a melhor nadadora do mundo pela FINA em dezembro e concorre mais uma vez ao Prêmio Brasil Olímpico do COB.

Ana Marcela Cunha – Foto: Satiro Sodré

Além dela, Allan do Carmo também estará na prova. O nadador vem de vitória na Travessia do Canal de Ilhabela e busca nos próximos meses focar seus treinamentos para a repescagem mundial da maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.  Entre os 500 atletas confirmados para esta etapa do Campeonato e da Copa Brasil destaque para a o medalhista olímpico e vice-campeão mundial Marc-Antoine Olivier. O francês esta em Salvador para nadar os 5 km e 10 km como parte de sua preparação olímpica.

Com o título geral garantido nos 10 km e nos 5 km, Betina Lorscheitter também está confirmada no evento. No masculino, Alexandre Finco e Guilherme Toledo Ribeiro disputarão os troféus de campeão geral nas duas provas. Já no ranking de clubes nos 10 km do Campeonato, o Grêmio Náutico União lidera o ranking geral com 3.629 pontos, seguido pela Athenas Academia com 2.665,50 e pelo Corinthians com 1.987 pontos.

Betina Lorscheitter – Foto: Satiro Sodré/SSPress

“Nós vamos ter a participação de três nadadores olímpicos. Ainda teremos as seleções do Peru e do Equador, em um total de sete atletas estrangeiros. Teremos também uma disputa acirradíssima dos rankings de 5 km e 10 km. Em algumas classes de idade, a diferença de pontuação é de apenas um ponto. Vai ser uma competição com o nível técnico altíssimo em uma festa linda aqui em Inema”, disse Sergio Silva, diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA.

Os 10 km do Campeonato Brasileiro e os 2,5 km da Copa Brasil serão realizados no sábado. No domingo (17), será a vez das disputas de 5 km do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil. Em paralelo ao Campeonato Brasileiro e à Copa Brasil, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos promoverá torneios da modalidade que fazem o número total de atletas superar 800 nadadores. Para conferir o balizamento completo das provas e mais informações sobre a competição clique aqui.

Tags

Águas abertas Campeonato Brasileiro de Águas Abertas CBDA Inema natacao Salvador

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas