Campeonato de Ultramaratonas tem sua última etapa na represa Billings

Prova de 15 km será realizada no dia 29 de setembro em São Bernardo do Campo

30/08/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter

Até o dia 14 de setembro as inscrições do primeiro lote para a terceira etapa do Circuito de Ultramaratonas Aquáticas estarão abertas no site da SWIM CHANNEL AQUI. A competição será realizada na Represa Billings Country Club, em São Bernardo do Campo, no dia 29 de setembro.

A prova de 15 km será a terceira e última deste ano e definirá os campeões da temporada de cada categoria. Thais Sant’Ana, que está em primeiro no geral feminino, espera uma boa prova para a setembro. “Será a última etapa e atualmente estou na primeira colocação, mas isso não quer dizer nada, como é uma prova longa pode acontecer qualquer coisa no percurso. Por isso que o treino e a alimentação tem que estar certinhos, acredito que vai ser uma prova bem bacana, principalmente por ser no São Bernardo, já que as outras provas foram no mar. A água mais fria da represa também pode ser um desafio”, comenta Thaís.

Artur Pedroza,  que também está em primeiro na sua categoria, faz um balanço das outras duas etapas anteriores e uma projeção para a próxima prova. “A primeira etapa do Circuito de Ultramaratona, em Barra do Sahy, foi muito boa, com alto nível de competidores. Pegamos correnteza e vento contra na segunda metade da prova o que dificultou, mas consegui imprimir um bom ritmo até o final. Já a segunda etapa, em Ilhabela, uma tempestade interrompeu a prova com aproximadamente 1 hora de duração. A terceira etapa, em São Bernardo, será desafiadora, já que nunca nadei nessa represa. A expectativa é de fazer uma boa prova e alcançar a melhor colocação possível. Nas provas de ultramaratonas pode haver muitas alterações de condições durante a prova e temos que estar preparados para isso e concentrados para superar os desafios.”, conta Pedroza.

Foto: Marcelo Sousa

Organizado pela Associação Aquática, o intuito do evento é promover e ajudar na popularização da ultramaratona aquática no país. “É muito bom que a Ultramaratona se popularize, mas essa popularização deve vir acompanhada de aprimoramento técnico de atletas, técnicos, equipe de apoio, organizadores, enfim de todos os profissionais envolvidos. É um tipo de competição que exige muito treino e preparação física e é importante que os atletas estejam preparados para encarar este desafio.” disse o ultramaratonista que vem de uma prova internacional na Macedônia onde nadou 25 km.

Thais também comenta a popularização das ultramaratonas: “Antigamente só tínhamos a 14 Bis como uma prova longa, agora estão surgindo mais competições com distâncias diferentes, como esse Circuito da Associação Aquática, que acredito que seja um dos únicos circuitos de ultramaratonas no Brasil, isso mostra que bastante gente está procurando e o mais bacana é que as provas estão sendo procuradas por atletas amadores”, finaliza a atleta.

A retirada do KIT do evento será no mesmo dia da prova, 29, entre as 7h e 8h e apenas quem se inscrever no primeiro lote (até 14 de setembro) tem direito a receber. A previsão de largada é as 9h e as inscrições podem ser feitas por atletas entre 15 e 74 anos. Veja o regulamento AQUI.

Tags

Águas abertas Artur Pedroza Campeonato de Ultramaratonas Aquáticas natacao São Bernardo do Campo

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas