Campeonato Mundial Júnior será em Budapeste

Serão ao todo 16 nadadores brasileiros na disputa na capital húngara, que chega a sua sétima edição em 2019

15/08/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Nadadores convocados para o Mundial Júnior - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Vista da Duna Arena em Budapeste - Foto: Reprodução

Vista da Duna Arena em Budapeste - Foto: Reprodução

Nadadores convocados para o Mundial Júnior - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Na próxima terça-feira (20) começa o Campeonato Mundial Júnior em Budapeste, Hungria. A sétima edição do campeonato reunirá na Duna Arena, mesmo local que foi realizado o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste-2017.

A competição irá até o dia 25 de agosto e serão 16 brasileiros na disputa, sendo eles: Pedro Cataldi, Gustavo Saldo, Pedro Henrique Figueiredo, Vítor Pinheiro, Sofia Garuffi, Eduardo Oliveira, Davi Martins, Alexia Tavares, Murilo  Sartori, Lucas Santos, Bernardo Bondra, Brunno Tomiyama, Matheus da Silva, Pedro Muschioni, Maria Fernanda de Oliveira e Fernanda Gomes Celidônio. Os técnicos convocados do Brasil foramFábio Cremonez, Márcio Latuf e Tiago Moreno.

Os atletas devem ter idades limites entre 14 e 17 anos para as mulheres e os homens entre 15 e 18 anos. Este ano são os nascidos entre 2001 e 2004 e as nascidas entre 2002 e 2005.

O nadador Murilo Sartori – Foto: Liliane Yoshino/FAP

A competição teve sua primeira edição foi realizada em 2006 no Rio de Janeiro, tendo o Brasil um papel importante na criação do evento. Na época o país foi um dos mais ativos na criação de uma competição internacional júnior e se colocou a disposição de sediar o evento que contou com futuros campeões olímpicos como Mireia Belmonte e Tyler Clary. O campeonato, que desde 2011 é realizado a cada dois anos, já passou pelas cidades de Monterrey (MEX) em 2008, Lima (PER) em 2011, Dubai (EAU) em 2013, Cingapura (CIN) em 2015 e Indianápolis (EUA) em 2017.

Nas seis edições realizadas, a canadense Taylor Ruck é a maior medalhista da competição com o total de 13 medalhas conquistadas. Entre os homens o maior medalhista é o americano Michael Andrew com dez. O Brasil não conquistou nenhuma medalha na última edição nos Estados Unidos. Em 2015 foram quatro medalhas: Brandonn Almeida ficou com a prata nos 400m medley e o ouro nos 1500m livre, Vinicius Lanza foi prata nos 100m borboleta e Felipe Souza foi bronze nos 100m livre.

No Campeonato Mundial Júnior, muitos atletas são revelados. No último por exemplo se destacaram nomes como Kliment Kolesnikov e Kristof Milak. Outras estrelas que já nadaram a competição e medalharam em Jogos Olímpicos foram Florent Manaudou, Kosuke Hagino, Mack Horton, Caeleb Dressel, Camille Muffat, Bronte Campbell e Ruta Meilutyte. Para mais informações acesse o site da FINA clicando aqui.

Tags

Campeonato Mundial Júnior Duna Arena Murilo Sartori natacao seleção brasileira

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas