Campeonato Pan-Pacífico é adiado para 2026

Com a mudança do Mundial FINA de 2021 para 2022 a organização decidiu por mudar em quatro anos a realização da competição

29/05/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Pedro Spajari - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Campeonato Pan-Pacífico 2018 - Foto: Mike Lewis

Campeonato Pan-Pacífico 2018 - Foto: Mike Lewis

Pedro Spajari - Foto: Satiro Sodré/SSPress

A edição de 2022 do Campeonato Pan-Pacífico foi cancelada e adiada para 2026. A mudança ocorreu devido as alterações de datas de todos os campeonatos da Federação Internacional de Natação (FINA), principalmente do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, devido a pandemia do COVID-19 que atinge o mundo.

O Mundial de Fukuoka, que aconteceria em 2021, passou para o ano seguinte (2022) e chocaria datas com o Pan-Pacífico, competição que acontece de quatro em quatro anos.

A Swimming Canada fez o anúncio ontem a tarde: “Em respeito às recentes mudanças no calendário esportivo internacional devido à pandemia global do COVID-19, as quatro nações da Carta do Pacífico concordaram em adiar o Campeonato de Natação do Pan-Pacífico 2022″.

Os quatro países membros são Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos.”Estamos ansiosos para sediar este evento, mas, em geral, todos podem se beneficiar da decisão de adiar o Campeonato Pan Pacífico por quatro anos”, disse a presidente da Canada Swimming, Cheryl Gibson.

A equipe brasileira do Pan-Pacífico – Foto: Reprodução

“O Campeonato Pan Pacífico continuará sendo um evento de referência no futuro. Agora, estamos ansiosos para sediar um grande evento em 2026, acolhendo nossos colegas da Austrália, Japão e Estados Unidos, bem como outros convidados de todo o mundo para uma celebração do nosso esporte da melhor forma possível”, completou a presidente da entidade.

Por enquanto o evento permanecerá no Canadá e uma nova cidade anfitriã deverá ser anunciada em breve. Com o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, o ano de 2022 terá a realização do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Fukuoka em maio, além dos Jogos do Commonwealth entre julho a agosto, em Birmingham, na Inglaterra.

O time do 4x100m livre campeão em 2018 – Foto: Instagram de Marcelo Chierighini

O comunicado de imprensa também divulgou que o Campeonato Pan-Pacífico Júnior de 2020 foi adiado para agosto de 2022 no Havaí. Outro grande evento internacional de natação adiado foi o Campeonato Mundial de piscina curta, que estava previsto para dezembro em Abu Dhabi, mas também foi transferido para o fim da temporada de 2021.

O Brasil fechou sua última participação no Campeonato Pan-Pacífico de 2018 em Tóquio com quatro medalhas, mesmo número da edição em Gold Coast-2014. Um ouro com o revezamento 4x100m livre, uma prata com Leonardo de Deus nos 200m borboleta e dois bronzes com João Gomes Júnior nos 100m peito e com Vinícius Lanza nos 100m borboleta. No quadro geral de medalhas os Estado Unidos terminaram na frente em ouros (18) e no total (43).

Tags

calendário de eventos Campeonato Pan-Pacífico Canadá COVID-19 natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas