Canal de Ilhabela chega a sua quinta edição no próximo domingo

Prova, que terá três percursos, tem entre os confirmados nomes como Betina Lorscheitter e Samir Barel

30/11/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter

A 5ª Travessia do Canal de Ilhabela será realizada no próximo domingo (02), no litoral norte de São Paulo. A tradicional prova de águas abertas tem 3,8 km, mesma distância da natação na disputa de triatlo do Ironman, e costuma atrair um bom público que fará o trajeto entre São Sebastião e a Ilha.  A equipe da SWIM CHANNEL estará presente com uma loja exclusiva com produtos da Mormaii no dia da entrega de kits no evento.

A prova poderá ser realizada em três percursos. O definitivo será divulgado no dia da prova, obedecendo as condições climáticas. O percurso sul  é considerado como o principal da travessia, foi percorrido apenas na primeira edição em 2014. Ele é realizado quando o vento está muito forte de sul e tem aproximadamente mil metros acompanhando o oleoduto onde o nadador não enfrenta as influências das correntes ou ventos de sul.

Canal de Ilhabela chega a sua quinta edição – Foto: Reprodução

O percurso leste acontece quando o vento está forte de leste e exige boa preparação física do nadador, principalmente para encarar os primeiros metros. Já o percurso fechado é usado em último caso quando as condições climáticas impossibilitam a realização dos trajetos principais e ameaçam a integridade física dos participantes. O trajeto foi realizado no ano passado.

Inspirada na Travessia do Canal da Mancha, o evento oferece segurança reforçada para a prova, com boias, caiaques e jet skis. A competição é marcada pela superação dos participantes e foi pensando nisso que a organização da prova, feita pela Ecooutdoor, criou a campanha “2018 o ano do seu recorde“, para incentivar ainda mais os nadadores da prova a quebrarem seus recordes pessoais.

Betina venceu a edição 2017 da prova – Foto: Claudia Pegoraro

Uma das principais presenças na prova é a atual campeã brasileira Betina Lorscheitter. A nadadora do Grêmio Náutico União, que completou recentemente a Travessia do Leme ao Pontal, brigará novamente pelo título da prova. Além de Betina, o ultramaratonista Samir Barel, da Elo Academia, também confirmou presença.

Todos os atletas recebem KIT que contém sacola, camiseta e touca alusiva ao evento, além de medalha de participação após a conclusão da prova. A retirada dos KITs, assim como o congresso técnico, será feito no sábado, na Praia do Engenho D’água, local de chegada das provas.

Para saber mais informações sobre a prova acesse aqui o site oficial. 

Tags

Águas abertas Betina Lorscheitter natacao Samir Barel Travessia Canal de Ilhabela

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas