Caraguatatuba encerra temporada do Circuito Mares

Prova teve a presença da medalhista olímpica Poliana Okimoto; Marcos Campos e Rafaela de Souza venceram a prova principal

26/06/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

A Praia da Enseada em Caraguatatuba foi o palco de encerramento da temporada 2017/18 do Circuito Mares, um dos maiores eventos de águas abertas do país e que é organizado pela Interativa Assessoria Esportiva. A competição teve ainda a tecnologia do AquaChip, produto inovador de cronometragem da Polesportivo (clique aqui para ler mais sobre o acessório). A competição reuniu centenas de atletas, entre eles uma medalhista olímpica: Poliana Okimoto que nadou uma prova de águas abertas em revezamento.

A principal prova da etapa foi o Challenge, que teve a distância da maratona aquática olímpica: 10 km. No masculino dois nadadores se destacaram abrindo larga vantagem para os demais atletas em Caraguatatuba. Marcos Campos e Leonardo de Oliveira ditaram um forte ritmo ao longo da maratona e não deram chances para a concorrência. Marcos conseguiu acumular uma boa “gordura” e mesmo tendo sido quase 20 segundos mais lento que Leonardo na última parcial, conseguiu vencer a última etapa do Circuito Mares 2017/18. Mas foi um triunfo apertado com apenas três segundos de vantagem: 2h40min57s contra 2h41min00s. O terceiro lugar no pódio foi de Thiago Rebollo que completou os 10 km em 3h04min52.

A equipe Okimoto & Cintra Swim Team – Foto: Instagram/Reprodução

No feminino Rafaela de Souza foi absoluta vencendo sem grandes dificuldades os 10 km. O resultado de 2h51min36s foi inclusive a terceira melhor marca geral da competição, perdendo apenas para Marcos Campos e Leonardo de Oliveira no masculino. Maria Fernanda Shimidt com 3h05min56s e Fernanda Couto com 3h09min19s completaram o pódio.

Nesta etapa especial foram disputas ainda provas de 10 km em revezamento. As provas foram realizadas em dois formatos: duplas ou quintetos. Em duplas os nadadores Raphael da Silva e Vitória Farabolini foram os mais rápidos ao completar a maratona em 2h50min53s. No quinteto o time mais veloz o Okimoto & Cintra Swim Team que nadou em 2h39min04s e ainda contou com a presença da medalhista olímpica Poliana Okimoto.

O campeão mundial Felipe França ministrou palestra – Foto: Reprodução/Facebook

Além do Challenge e do revezamento por equipes o Circuito Mares teve outras duas distâncias de natação em águas abertas. No short, com percurso de 1 km, os campeões foram Nathalia Mesquita (16min59s) e Otávio Kanazawa (16min01s). Já no start, com distância de 500m, os mais velozes foram Pietro Novo (6min55s) e Jeane de Deus (7min48s), mãe do nadador olímpico Leonardo de Deus. Além das provas de águas abertas o evento contou ainda com disputas de corrida de rua e aquathlon. Os resultado completos podem ser conferidos aqui.

A etapa de Caraguatatuba também encerrou a temporada 2017/18 do Circuito Mares e premiou todos os campeões. Além do tom de confraternização o evento teve ainda uma palestra com o campeão mundial Felipe França na véspera da disputa. O Circuito 2018/19 já tem data para começar. Será dia 30 de setembro no Guarujá e as inscrições já estão abertas também no site oficial do evento.

Tags

Águas abertas Caraguatatuba Circuito Mares Marcos Campos natacao Polesportivo Poliana Okimoto Praia da Enseada Rafaela de Souza

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas