Roma

CBDA divulga critérios de convocação para seleções brasileiras

Entidade define planos para as águas abertas visando Jogos Olímpicos, Campeonato Sul-Americano e Campeonato Mundial Júnior

11/01/2021 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Os anéis olímpicos - Foto: Getty Images
Logo da CBDA - Foto: Reprodução

Logo da CBDA - Foto: Reprodução

Os anéis olímpicos - Foto: Getty Images

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou na última semana os critérios de convocação para três seleções brasileiras de águas abertas visando a temporada 2021. A principal definição será para a dupla que nadará a seletiva internacional olímpica. Os dois nadadores serão definidos na seletiva olímpica nacional, marcada para os dias 6 e 7 de março, na Praia de Santome de Paripe, em Salvador, Bahia.

Os dois primeiros colocados nesta seletiva nacional se classificam para a prova de 10 km em Fukouka, no Japão, que será o último classificatório para os Jogos de Tóquio. Em jogo estarão as 15 vagas restantes para a prova, sendo que uma delas já esta reservada para o melhor nadador japonês. No feminino, Ana Marcela Cunha, quinta colocada no Campeonato Mundial de Gwangju, já está confirmada nas Olimpíadas.

Águas Abertas – Foto: Satiro Sodré/SSPress

“Nós temos seis ou mais atletas buscando essas duas vagas. Será uma prova disputadíssima e em um local que é muito parecido com Fukuoka. A divulgação dos critérios com bastante antecedência é justamente para que os atletas tenham todas as informações necessárias para se prepararem e chegarem em suas melhores formas na Seletiva Brasileira”, falou o diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA, Sergio Silva.

A prova de 10 km na Bahia também será seletiva para o Campeonato Sul-Americano, marcado para 24 a 28 de março, em Santa Fé, na Argentina. Serão selecionados os dois melhores do masculino e do feminino. A prova de 5 km, que será no dia 7 de março, também selecionará os dois melhores do masculino e do feminino, podendo chegar até oito atletas representando o Brasil na competição.

Foto: Satiro Sodre/SSPress

A Seletiva Nacional também definirá os 12 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Júnior de Seychelles. Serão atletas nascidos entre 2001 e 2006 divididos, de acordo com suas idades, nas provas de 5 km, 7,5 km e 10 km. Os treinadores dos atletas vencedores dos 10 km serão selecionados para a competição.

“Essa será a primeira formação de seleção após a criação do Conselho Técnico de Base para Maratonas Aquáticas. No entanto, não podemos afirmar que os resultados da seletiva serão oriundos desse projeto. Claro que existe uma parcela, pois o trabalho já vem sendo realizado” disse Maressa Nogueira, coordenadora do Conselho Técnico de Maratonas Aquáticas da Base da CBDA.

Tags

Águas abertas CBDA Maratonas Aquática natacao seletiva olímpica

Notícias relacionadas