Celebrando a vida na piscina

Aos 100 anos de idade Dona Laura de Oliveira, a Dona Laurinha, bate recorde mundial e emociona público em Minas Gerais

03/06/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Dona Laurinha - Foto: Reprodução
Dona Laurinha - Foto: Reprodução

Dona Laurinha - Foto: Reprodução

Dona Laurinha - Foto: Reprodução

O 3º Festival Master de Natação da Federação Aquática Mineira foi histórico. Afinal tivemos uma marca histórica e simbólica na piscina do Barroca Tênis Clube, em Belo Horizonte no último sábado. Aos 100 anos de idade, Dona Laura de Oliveira, ou simplesmente Dona Laurinha, estabeleceu uma nova marca mundial para os 50m peito na categoria master 100+. Um feito espetacular que mobilizou todo o clube que literalmente parou para vê-la em ação. Praticamente não cabia mais gente na piscina do Barroca

Natural de Monte Azul, interior de Minas Gerais, ela começou a nadar apenas aos 70 anos de idade após ficar viúva. A atividade então virou uma paixão e hoje treina de três a quatro vezes por semana na mesma piscina onde bateu o recorde mundial sob as ordens de ninguém mais, ninguém menos, que Marcus Mattioli, medalhista olímpico nos Jogos de Moscou-1980 e um dos maiores nadadores masters do Brasil.

 

“Foi muito gratificante, foi maravilhoso. Agora vou dar um jeitinho de descansar. Competição eu não quero mais não. Já fiz muito né”, disse Dona Laurinha a reportagem da TV Globo (assista a reportagem no vídeo acima). Dona Laurinha inclusive, tornou-se a primeira brasileira com mais de 100 anos a nadar uma competição oficial e teve seu novo recorde mundial oficializado pela Associação Brasileira Master de Natação (ABMN).

Você deve estar se perguntando sobre o tempo do recorde mundial não é? Foi de 2min49s91. Mas isso foi o de menos. Na piscina do Barroca celebrou-se muito mais do que os números no cronômetro. Celebrou-se a vida. Afinal, chegar a um século de vida é algo para poucos seres humanos. E continuar tendo saúde para poder nadar e fazer aquilo que ama com essa idade é um privilégio. E Dona Laurinha faz parte desses privilegiados. Parabéns e que continue inspirando a todos nós!

Tags

ABMN Barroca Tênis Clube Dona Laura de Oliveira Dona Laurinha natação master

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas