Centésima prova do XTERRA no Brasil será palco de provas de natação

Temporada do XTERRA Swim Challenge tem início dia 10 de março na paradisíaca cidade de Mangaratiba

23/02/2018 - Patrick Winkler

Facebook Twitter
XTERRA teve sua 100ª edição no Brasil - Foto: X3M/Reprodução

XTERRA teve sua 100ª edição no Brasil - Foto: X3M/Reprodução

O XTERRA é o maior circuito de triathlon cross country do mundo. Presente no Brasil há mais de 11 anos, realizará em março deste ano, sua centésima etapa. Um número de respeito e que inspira também suas outras modalidades: natação, MTB (mountain bike) e corrida. O circuito XTERRA Swim Challenge caminha para sua sétima edição.

A dinâmica do Swim Challenge consiste em duas provas de águas abertas por etapa ao longo da temporada. A prova mais curta tem 1,5 km de percurso, enquanto a prova mais longa tem 3 km. As disputas são realizadas em um circuito sendo que nos 3 km os nadadores precisam dar duas voltas. Em algumas etapas há atividades radicais como um salto do alto de um píer de três metros e uma prova noturna.

Sobre a questão do uso de roupa de borracha, se a temperatura estiver inferior a 22ºC estará liberada. Caso a temperatura esteja igual ou acima dos 22ºC, o nadador pode utilizar os trajes regulamentados pela FINA ou a tradicional sunga de natação.

Em 2018 o Swim Challenge terá ao todo sete eventos (veja no fim do texto as datas e locais de cada um). O pontapé inicial será em Mangaratiba (RJ) com a etapa de Costa Verde, considerada uma das mais belas do circuito. Disputada nas dependências do Portobello Resort & Safari, o local conta com vasta área verde de Mata Atlântica preservada além de uma paisagem estonteante.

Os cinco primeiros colocados em cada prova recebem além dos troféus descontos para as etapas seguintes do circuito e os campeões de cada categoria por faixa etária também recebem descontos para nadar o evento seguinte. Todos os demais participantes que sobreviverem as disputas do XTERRA receberão ainda uma medalha de participação chamada “Survivor”.

Ao final da temporada são premiados os melhores nadadores por faixa etária, além dos campeões gerais. Em 2017 o grande campeão nos 3 km no masculino foi o veterano Artur Pedroza. O nadador de 43 anos é uma das grandes atrações do cenário nacional, tanto pela sua técnica de nado tanto pela sua longevidade no esporte. Pedroza também é embaixador do XTERRA Swim Challenge. Entre as mulheres a melhor da temporada passada foi Ariadne Rodrigues que conquistou três vitórias ao longo do ano.

Além da natação outra atração é o lançamento do aquathlon, com 1 km de natação e 5 km de corrida. Motivando atletas de outros esportes a se aventuraram em nesta mais nova prova do evento. As inscrições para a primeira etapa do Swim Challenge estão abertas até o dia 8 de março neste endereço: https://www.x3mbrasil.com/inscricoes/inscricoes/xterra-costa-verde-2018.

Calendário 2018

10 e 11/03: XTERRA Swim Challenge em Mangaratiba (RJ)

09 e 10/06: XTERRA Swim Challenge em Mata de Seu João (BA)

21 e 22/07: XTERRA Swim Challenge em Nova Lima (MG)

18 e 19/08: XTERRA Swim Challenge em Ilhabela (SP)

20 e 21/10: XTERRA Swim Challenge em Imbituba (SC)

10 e 11/11: XTERRA Swim Challenge em Ilha do Mel (PR)

01 e 02/12: XTERRA Swim Challenge em Paraty (RJ)

Tags

Águas abertas eventos Mangaratiba natacao Swim Challenge XTERRA

Patrick Winkler

Editor-chefe da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas