Cesar Saade Jr. é o primeiro capixaba a concluir o Leme ao Pontal

03/10/2017

Facebook Twitter

O nadador Cesar Saade Jr – Foto: LPSA/Reprodução

Mais um estado brasileiro tem a honra de adicionar o nome de um nadador a galeria daqueles que conseguiram completar a Travessia do Leme ao Pontal. Cesar Saade Jr. tornou-se ontem, dia 2 de novembro, o primeiro atleta do Espírito Santo a concluir os 35 km que separam os dois pontos na cidade do Rio de Janeiro. Aos 52 anos, Cesar vinha planejando e treinando há meses para encarar a prova visando fazer uma boa travessia. Porém, ele não fez só uma boa prova. Fez a prova!

Com 8h53min27s, o capixaba tornou-se o novo recordista de campeonato na categoria solo sem neoprene, superando em 30 minutos o antigo recorde que vigorava desde 2015 e pertencia ao experiente Adherbal de Oliveira. Cesar iniciou sua travessia as 23h de domingo na Praia do Leme rumo ao Pontal. Ao longo do percurso ele enfrentou fortes ventos e uma água gelada, com temperatura variando entre 18°C e 19°C. O fato de nadar sem roupa de neoprene foi outro fator de dificuldade a ser superada ao longo da travessia.

Cesar com seu troféu após concluir a travessia - Foto: LPSA/Reprodução

Cesar com seu troféu após concluir a travessia – Foto: LPSA/Reprodução

“Na água eu estava sozinho, mas fui acompanhado durante todo o trajeto por um barco que me dava suporte. O fiscal da travessia ficava de olho em todos os meus movimentos e eu não podia sequer encostar no barco. Minha alimentação e hidratação foram feitas na água. Se eu encostasse no barco já era desclassificado. Como nadei de sunga, o frio foi outro obstáculo”, disse o atleta em entrevista ao jornal capixaba A Gazeta e revelou ainda que pretende atravessar a nado o Canal da Mancha em 2018.

Idealizada e realizada em 2008 por Luiz Lima a travessia cresceu e passou a contar com organização própria em junho do ano passado. Foi criada então a Leme to Pontal Swimming Association (LPSA), organização que é presidida por Renato Ribeiro, técnico da Equipe Navegantes e que passou a oficializar os resultados e tentativas de atravessar o percurso no litoral carioca a nado.

Agora a Travessia do Leme ao Pontal já soma 13 tentativas bem-sucedidas e até hoje cinco estados brasileiros já tiveram atletas completando os 35 km: Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Paraná e Espírito Santo. Apenas Luiz Lima já realizou a prova duas vezes: a pioneira em 2008 e com um revezamento no ano passado. Para mais detalhes sobre a história da prova e saber como proceder para realizar o desafio visite o site oficial da LPSA clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Cesar Saade Leme ao Pontal Leme to Pontal Swimming Association natacao