Chineses nadam de olho em Gwangju

Campeonato chinês acontece esta semana em Qingdao e vai definir time para o Mundial; na Europa húngaros também competem

25/03/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Sun Yang - Foto: Rob Schumacher/USA Today Sports
Sun Yang - Foto: Adam Pretty/Getty Images

Sun Yang - Foto: Adam Pretty/Getty Images

Sun Yang - Foto: Rob Schumacher/USA Today Sports

As principais estrelas da natação chinesa estão na água neste momento disputando seu campeonato nacional no complexo aquático Qingdao Sports Center. A competição definirá a equipe que representará o país mais populoso do mundo no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju em julho e promete registrar bons tempos.

Como não poderia ser diferente, as atenções se voltam ao principal atleta chinês da atualidade: Sun Yang. Ao mesmo tempo em que é capaz de fazer grandes performances nas piscinas, o multicampeão também consegue se envolver em polêmicas. A última da vez é o nebuloso caso do exame antidoping que o nadador fez ou não fez e que até agora rende acusações de ambos os lados e ameaças de banimento ao atleta. Entenda melhor esse caso no artigo do Coach Alex Pussieldi em seu blog aqui.

Sun Yang – Foto: Michael Sohn/Associated Press

Dentro d’água porém, Yang segue sendo um dos melhores do planeta. No campeonato nacional já caiu na água e logo no primeiro dia marcou o melhor tempo do mundo nesta temporada nos 400m livre. O chinês venceu a prova com 3min43s73, marca bem expressiva e que lhe coloca como um dos favoritos a medalha de ouro nesta prova em Gwangju. Além dele o Campeonato Chinês já registrou algumas marcas interessantes como a de Yan Zibei nos 100m peito com 58s96, terceiro melhor tempo do mundo este ano.

A competição, que termina no domingo, é o primeiro evento nacional de natação no país após o anúncio de aposentadoria de Zetao Ning. O velocista, campeão mundial dos 100m livre em Kazan-2015, resolveu encerrar sua carreira no último dia 12 de março quando completou 26 anos de idade. Para acompanhar a competição em Qingdao acesse o site da Federação Chinesa de Natação aqui.

 

Lazslo Cseh – Foto: Reprodução

Húngaros também caem na água

Amanhã começa em Debrecen o Campeonato Húngaro, que também definirá o time magiar para o Mundial de Gwangju. Todas as principais estrelas do país nadarão o evento, com destaque para Katinka Hosszu e para os 100m e 200m borboleta masculino. As duas provas estão sendo as mais aguardadas do evento devido ao embate entre Lazslo Cseh, Tamas Kenderesi e Kristof Milak que disputarão as vagas para o Mundial da Coreia do Sul. O desafio entre os três promete ser bastante intenso e ninguém tem vaga garantida. Para conferir o balizamento da competição clique aqui.

No último fim de semana também aconteceu a etapa de Marselha do Golden Tour Camille Muffat. A equipe do SESI-SP nadou o evento e conquistou cinco medalhas com Etiene Medeiros (prata nos 50m livre e 50m costas), Raphael Rodrigues (bronze nos 50m e 200m peito) e Daynara de Paula (prata nos 100m borboleta). O maior destaque porém, foi o bielorrusso Ilya Shimanovich que nadou os 100m peito para 58s23, tornando-se o segundo homem mais rápido da história na prova. Os resultados completos dessa competição podem ser vistos aqui.

Tags

Campeonato Chinês Katinka Hosszu natacao natação internacional Sun Yang

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas