Cinco dicas para voltar aos treinos em 2020!

Parou de treinar durante as férias? Veja dicas para retomar à rotina de atividades físicas respeitando o seu corpo!

03/02/2020 - Fabiola Molina

Facebook Twitter
Fabiola Molina - Foto: Reprodução
Fabiola Molina - Foto: Reprodução

Fabiola Molina - Foto: Reprodução

Fabiola Molina - Foto: Reprodução

* Texto publicado originalmente no Blog da Fabiola Molina (https://fabiolamolina.blog.br/) no dia 20 de janeiro de 2020.

Para muita gente, 2020 está começando oficialmente nas últimas semanas de janeiro e início de fevereiro. Com a volta à rotina, voltam também os treinos. Mas antes de encarar a academia, algumas dicas podem otimizar os resultados. Vamos a elas?

  • Aquecimento

Na volta aos treinos ou a qualquer momento, antes de iniciar uma atividade física é preciso aquecer o corpo, preparando-o para o que vem a seguir. O aquecimento diminui a probabilidade de lesões durante os treinos, pois lubrifica as articulações e aumenta a irrigação sanguínea.

Fabiola Molina – Foto: Reprodução

  • Renove seu treino

A hora de trocar o treino depende do organismo de cada pessoa, da frequência que ela treina e de outros fatores variáveis, mas após um período sem treinar, pode ser um bom momento para rever a sequência de exercícios que você faz. Pode ser que seja preciso aumentar ou diminuir a carga, a velocidade da prática, o número de séries, vai depender do seu condicionamento físico e dos seus objetivos para o ano. A dica é buscar orientação profissional.

  • Frequência

É importante manter regularidade nos treinos para estimular o organismo e sentir os benefícios da prática das atividades físicas, além de prevenir possíveis lesões, mais comuns em treinos eventuais.

Fabiola Molina – Foto: Satiro Sodré/SSPress

  • Alimentação

Quem treina precisa estar sempre atento à alimentação. Antes dos exercícios os carboidratos fornecem energia, por isso vale apostar em opções como frutas no geral ou secas, barras de cereais, arroz e batata, por exemplo. Após os treinos, dê preferência aos alimentos ricos em proteínas, como ovos. Um nutricionista pode avaliar uma dieta específica para as suas necessidades, além de indicar um suplemento alimentar, se necessário.

  • Sono

O hormônio do sono, o GH, é um dos responsáveis por manter o tônus muscular, impedir o acúmulo de gordura corporal e melhorar o desempenho físico. Ele é produzido durante o sono profundo, por isso é tão importante dormir bem, principalmente se você pratica exercícios físicos.

Tags

calendário 2020 Fabiola Molina natacao treinos

Fabiola Molina

Nadadora olímpica, 110 vezes campeã brasileira, empresária e sócio-fundadora da marca Fabiola Molina e comentarista de natação.

Notícias relacionadas