Circuito de Natação Universitária: oportunidade para estudantes

17/10/2017

Facebook Twitter

O universo dos esportes universitários é gigantesco. Nos Estados Unidos as competições costumam mobilizar cidades e atrair a atenção de milhões de pessoas entre alunos, atletas e público. A realidade brasileira é muito diferente, mas já existe movimentação para acordar esse gigante adormecido. Idealizado pelos técnicos de natação universitária Guilherme Giorgi (das equipes Poli USP e Fundação Getúlio Vargas) e Rogério Mixirica Nocentini (da equipe Medicina Santo Amaro) nasceu um campeonato para estimular a natação universitária brasileira.

Os dois lançaram o Circuito de Natação Universitária que terá sua primeira edição no próximo dia 12 de novembro no Parque Aquático Carlos Biazotto, na cidade de São Caetano do Sul. O evento terá 16 provas, sendo oito masculinas e oito femininas. Teremos as seguintes distâncias sendo disputadas 50m borboleta, 50m costas, 50m peito, 50m livre, 100m medley, 100m livre, revezamento 4x50m livre e revezamento 4x50m medley. Com apoio da Clínica Move e V Swim, o CNU terá ainda arbitragem e sistema de cronometragem feito pela Federação Aquática Paulista sendo disputado em apenas um dia com todas as provas em sequência.

As provas acontecerão no Parque Aquático Carlos Biazotto - Foto: Reprodução

As provas acontecerão no Parque Aquático Carlos Biazotto – Foto: Reprodução

Segundo Mixirica o fato de fomentar a natação universitária e criar uma cultura esportiva dentro das universidades e faculdades foram os principais motivos para lançar esta competição. Contando com boa infraestrutura física, piscina em ótimas condições e arbitragem oficial os idealizadores acreditam que essa fórmula organizada será benéfica para criar essa cultura entre atletas universitários e fazer sair do papel a ideia de lançar a partir do ano que vem um calendário com várias etapas para a categoria.

Não há limites de participação e um ou uma atleta poderão nadar até seis provas individuais e mais os dois revezamentos. Cada queda n´água terá o valor de R$ 20 (mais a taxa de conveniência de inscrição de 10%), um preço acessível para os alunos. As atléticas que quiserem inscrever mais de um revezamento também terão desconto na segunda equipe. Os interessados podem fazer sua inscrição através da SWIM CHANNEL neste endereço.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Circuito de Natação Universitária Guilherme Giorgi natacao Rogério Mixirica Nocentini