Circuito MASF tem início no Rio de Janeiro

Evento disputado em cidades do Rio de Janeiro teve primeira etapa realizada na Pedra do Pontal

06/02/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Nadadores em ação em prova da MASF - Foto: Reprodução/MASF

Nadadores em ação em prova da MASF - Foto: Reprodução/MASF

Teve início no último fim de semana mais um circuito brasileiro de águas abertas. Trata-se da temporada 2018 da Maratona Aquática Sem Fronteiras, um dos eventos em águas abertas que mais cresce no Brasil e é realizado no estado do Rio de Janeiro. A primeira prova da temporada aconteceu no domingo na Praia da Pedra do Pontal na capital fluminense e reuniu um número expressivo de mais de 500 nadadores que tiveram que superar algumas situações adversas.

“Ficamos surpresas com o número expressivo de atletas nesta primeira etapa devido as condições climáticas que antecederam o evento. No sábado após uma chuva torrencial e uma mudança de local para montagem da Arena, os atletas e equipes foram chegando e chegando de vários bairros, municípios e até outros estados. Além disso já temos mais de 400 atletas confirmados para o restante da temporada”, disse Susana Duran, uma das responsáveis pela prova e pela Maratona Aquática Sem Fronteiras.

Ao todo foram disputadas provas em quatro distâncias. A maior delas e principal, chamada Elite, teve 1 km em um circuito onde os nadadores completavam uma volta contornando três boias. Entre os homens o mais rápido entre todos foi um velho conhecido: Artur Pedroza. O veterano nadador da Resende Águas Abertas cruzou a linha de chegada em 10min44s, 24 segundos a frente de Luiz Felipe Lebeis da Equipe Navegantes, vice-campeão geral da prova Elite. Em terceiro lugar chegou Daniel Cunha da Vem Nadar.

Entre as mulheres a vitória geral na prova Elite ficou com a jovem revelação Emanuelly Pereira da equipe SPT. A nadadora da categoria infantil chegou a frente de todas as demais adversárias ao concluir os 1 km em 17min03s. Em seguida chegaram as nadadoras da Academia Rio Sports Valesca Cruz e Gabriela Alves que nadaram a prova em 17min22s e 17min31s respectivamente.

 

Além desta principal foram realizadas outras provas em distâncias menores de 600m (velocidade) e 500m (super veloz) Na velocidade os campeões gerais foram Miguel Santos da Vem Nadar e Luisa Lessa do Tijuca TC. Na super veloz, que é novidade no calendário da MASF, os melhores nadadores foram Carla Araújo da Equipe Navegantes e Eric Pinho da Vem Nadar. Veja aqui todos os resultados da etapa.

Além das provas válidas pelo circuito a MASF ainda organiza outros eventos especiais. O primeiro deles já tem inscrições abertas na SWIM CHANNEL e acontecerá no mesmo fim de semana da segunda etapa do circuito na cidade de Angra dos Reis no dia 19 de maio. Para fazer a sua inscrição no Troféu Destaques da Natação – Piedade Coutinho, que terá prova de 5 km, clique aqui.

Tags

Águas abertas maratona aquática Maratona Aquática Sem Fronteiras MASF natacao Pedra do Pontal Rio de Janeiro travessia

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas