Em prol do meio ambiente, Diogo Zoppi nada do Leme ao Pontal

Nadador paulista criou uma campanha de vaquinha online e quer chamar a atenção durante travessia em campanha para a poluição nos oceanos

25/07/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
O nadador Diogo Zoppi - Foto: Ale Socci

O nadador Diogo Zoppi - Foto: Ale Socci

O nadador da região de Campinas Diogo Zoppi tem pela frente um grande desafio: a Travessia do Leme ao Pontal. O atleta e técnico, que já nadou pelo Corinthians e pela Unisanta, pretende realizar a prova no final de agosto. Nesta época do ano a temperatura média das águas no Rio de Janeiro é próxima dos 21º C e Zoppi pretende nadar a prova sem auxílio de wetsuits. De quebra ele quer ser o 10º e o mais jovem atleta a realizar a travessia na categoria solo.

Zoppi tem vários títulos como triatleta e nadador de águas abertas. Foi campeão da Travessia Fuga da Ilhas, terceiro colocado geral na Maratona Aquática 14 Bis e possuí títulos estaduais e nacionais em competições de natação em piscina. Para o percurso de aproximadamente 35 km ele lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar a custear a competição, além de querer chamar a atenção para um grande problema ambiental: a poluição de plásticos nos oceanos.

“A ideia da vaquinha online surgiu para me ajudar a custear todos os gastos da competição, inclusive passagem aérea, acomodação e a própria inscrição. A vaquinha também irá contribuir com o projeto sócio-ambiental. Enquanto eu estiver na água, uma ONG vai andar na areia recolhendo o lixo, e esse lixo será vendido para reciclagem. O dinheiro vai ser revertido para a própria ONG que trabalhará junto com a gente. Também faremos um plantio de mudas com o valor que ganharemos com a venda de camisetas ecológicas feitas de garrafa PET, 100% recicláveis. A vaquinha é para que todos que, assim como eu, são apaixonados pelo ambiente que praticam esporte e querem de alguma forma contribuir com isso”, disse Zoppi.

O nadador contará com uma equipe coordenada pela engenheira ambiental Vanessa Pugliero e sua mãe Silvana Zoppi em ações ambientais. As estratégias das atividades serão articuladas junto a grupos e ONGs locais, que colaboram para a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.”O objetivo do projeto é que as ações ambientais realizadas no Rio de Janeiro consigam dar início a projetos recorrentes que se estenderão a outros eventos esportivos pelo país”, completa Zoppi.

Para apoiar Zoppi na vaquinha online acesse AQUI, ou entre em contato através do e-mail para apoios e patrocínios: diogo_zoppi@hotmail.com. Para acompanhar o atleta no Instagram o perfil dele é @diogo.zoppi.

Tags

Águas abertas Diogo Zoppi natacao Travessia do Leme ao Pontal

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas