Roma

Começa amanhã em Mococa mais Troféu Chico Piscina

Campeonato mais tradicional da natação de base brasileira, reunirá 316 atletas até o sábado; seleção paulista busca ampliar hegemonia

09/10/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA
Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

A 51ª edição do Troféu Chico Piscina começa amanhã em Mococa, interior de São Paulo. O campeonato, considerado o mais tradicional da natação de base do Brasil vai até o sábado (12). Serão ao todo 316 atletas de 19 equipes, sendo 16 de federações estaduais e outras três internacionais: as seleções de Paraguai, Chile e Uruguai.

O torneio foi  criado em 1969 como um evento para nadadores do interior paulista e com o passar dos anos tornou-se um torneio nacional e depois internacional para atletas das categorias infantil (13 e 14 anos de idade) e juvenil (15 e 16 anos). A disputa não é entre clubes e sim entre federações estaduais, sendo que cada seleção pode inscrever até oito atletas de cada sexo na categoria infantil e mais oito atletas de cada sexo no juvenil.

Murilo Sartori (ao centro) é um dos maiores vencedores do evento – Foto: Satiro Sodré/CBDA

O Torneio, realizado na piscina da Associação Esportiva Mocoquense, já revelou grandes nomes que despontaram para o cenário nacional e internacional, como Cesar CieloThiago PereiraEtiene MedeirosJoanna Maranhão entre outros. Em títulos a seleção paulista é a maior vencedora de todos os tempos com 25 taças.

Em 2019 a seleção de São Paulo busca manter a hegemonia com o 26º título da competição e manter a sequência de títulos que perdura desde 2001. Dos 32 atletas da equipe, 11 são veteranos e 21 são estreantes. Na edição passada, São Paulo conquistou seu 17º título consecutivo com 540 pontos, contra 306 do Rio de Janeiro. A seleção da Argentina foi a terceira colocada com 301 pontos.

Pódio final do Troféu Chico Piscina do ano passado – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Na edição passada Murilo Sartori foi o principal destaque da competição. O nadador da seleção paulista disputou seu último Chico Piscina e conseguiu dois feitos históricos. Tornou-se o primeiro atleta no masculino a ser quatro vezes campeão em duas provas: 200m e 400m livre. E chegou a marca de dez medalhas na competição, igualando o recorde de Lucas Salatta.

Os três dias de competição terão transmissão ao vivo das eliminatórias e finais na TV CBDA. Os interessados podem assistir ao evento neste link: https://tvcbda.tvnsports.com.br. O balizamento e demais informações do Troféu Chico Piscina podem ser encontradas no site da CBDA aqui.

Tags

Mococa Murilo Sartori natacao natação de base Troféu Chico Piscina

Notícias relacionadas