Começa amanhã em Mococa mais Troféu Chico Piscina

Campeonato mais tradicional da natação de base brasileira, reunirá 316 atletas até o sábado; seleção paulista busca ampliar hegemonia

09/10/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA
Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

A 51ª edição do Troféu Chico Piscina começa amanhã em Mococa, interior de São Paulo. O campeonato, considerado o mais tradicional da natação de base do Brasil vai até o sábado (12). Serão ao todo 316 atletas de 19 equipes, sendo 16 de federações estaduais e outras três internacionais: as seleções de Paraguai, Chile e Uruguai.

O torneio foi  criado em 1969 como um evento para nadadores do interior paulista e com o passar dos anos tornou-se um torneio nacional e depois internacional para atletas das categorias infantil (13 e 14 anos de idade) e juvenil (15 e 16 anos). A disputa não é entre clubes e sim entre federações estaduais, sendo que cada seleção pode inscrever até oito atletas de cada sexo na categoria infantil e mais oito atletas de cada sexo no juvenil.

Murilo Sartori (ao centro) é um dos maiores vencedores do evento – Foto: Satiro Sodré/CBDA

O Torneio, realizado na piscina da Associação Esportiva Mocoquense, já revelou grandes nomes que despontaram para o cenário nacional e internacional, como Cesar CieloThiago PereiraEtiene MedeirosJoanna Maranhão entre outros. Em títulos a seleção paulista é a maior vencedora de todos os tempos com 25 taças.

Em 2019 a seleção de São Paulo busca manter a hegemonia com o 26º título da competição e manter a sequência de títulos que perdura desde 2001. Dos 32 atletas da equipe, 11 são veteranos e 21 são estreantes. Na edição passada, São Paulo conquistou seu 17º título consecutivo com 540 pontos, contra 306 do Rio de Janeiro. A seleção da Argentina foi a terceira colocada com 301 pontos.

Pódio final do Troféu Chico Piscina do ano passado – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Na edição passada Murilo Sartori foi o principal destaque da competição. O nadador da seleção paulista disputou seu último Chico Piscina e conseguiu dois feitos históricos. Tornou-se o primeiro atleta no masculino a ser quatro vezes campeão em duas provas: 200m e 400m livre. E chegou a marca de dez medalhas na competição, igualando o recorde de Lucas Salatta.

Os três dias de competição terão transmissão ao vivo das eliminatórias e finais na TV CBDA. Os interessados podem assistir ao evento neste link: https://tvcbda.tvnsports.com.br. O balizamento e demais informações do Troféu Chico Piscina podem ser encontradas no site da CBDA aqui.

Tags

Mococa Murilo Sartori natacao natação de base Troféu Chico Piscina

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas