Conheça o Fair Podium que promete inovar o conceito da premiação esportiva

Tecnologia simula a diferença dos tempos sinalizando a real proximidade entre os três primeiros colocados de uma competição

23/04/2019 - Patrick Winkler

Facebook Twitter
Lançamento do Fair Podium - Foto: Liliane Yoshino

Lançamento do Fair Podium - Foto: Liliane Yoshino

A Federação Aquática Paulista (FAP) apresentou na manhã desta terça-feira na piscina do Esporte Clube Pinheiros a grande novidade para a temporada 2019 em parceria com a agência Young & Rubicam: o Fair Podium.

Desenvolvido pela Focos Cenografia & Arte, o acessório busca reproduzir de maneira realista o desempenho de cada atleta em uma competição. O sistema tecnológico do pódio faz com que a altura entre o primeiro, segundo e terceiro lugares varie de acordo com o resultado final de cada prova.

Em uma prova qualquer de natação, onde os dois primeiros colocados terminassem muito próximos e a terceira colocação terminasse mais afastada, no pódio a atura do primeiro e segundo colocado também seriam próximos e a altura do terceiro colocado seria visivelmente mais baixa.

Outro fator interessante é a “inteligência” do Fair Podium. Em uma prova de 50m livre, geralmente a diferença entre os primeiros colocados é de centésimos. Já em provas de maratona aquática, muitas vezes essa diferença ultrapassa a casa do minuto. Sendo assim o Fair Podium entende e replica a proporcionalidade do resultado do 50m livre, assim como replica a proporcionalidade no tempo de 10 km da maratona aquática.

Estiveram presente no evento de lançamento no Pinheiros quatro medalhistas olímpicos da natação brasileira: Gustavo Borges, Ricardo Prado, Manoel dos Santos e Poliana Okimoto que conversaram com o público presente e subiram ao pódio que simulou os resultados de suas medalhas olímpicas, mostrando como seria o pódio nas respectivas conquistas.

A simulação de premiação dos medalhistas olímpicos presentes, foi narrada pelo comentarista do SporTV e colunista da SWIM CHANNEL, Alex Pussieldi, trazendo a tona diversos sentimentos vividos pelos atletas na época. Possivelmente, um dos momentos mais emocionantes do evento, foi a premiação de Manoel do Santos, que relatou a todos presentes os detalhes de sua luta e sentimento sobre a conquista da medalha de bronze olímpica dos 100m livre em Roma-1960.

O evento também homenageou a Speedo, parceria oficial da FAP há décadas. A homenagem foi recebida pelo presidente da empresa, Raul Hacker, pelo diretor de novos negócios, Roberto Jalonetsky e pelo diretor de marketing, Igor de Souza.

O Fair Podium será utilizado em diversos eventos de natação da Federação Aquática Paulista e foi aprovado pelo presidente da entidade. “Esse pódio vem para revolucionar as cerimônias de premiação. A parceria com a Young & Rubicam só vem para somar no nosso esporte, tão tradicional no Brasil e mundo”, conta Marcelo Luis Biazoli, presidente da FAP.

Os campeonatos estaduais de categoria já utilizarão o Fair Podium ainda este semestre incluindo o Campeonato Paulista Júnior & Sênior (dias 31 de maio a 2 de junho em Santos), Campeonato Paulista Infantil ( dias 14 a 16 de junho em Bauru), Campeonato Paulista Petiz (dias 22 a 23 de junho em Santa Bárbara d’Oeste), Campeonato Paulista Juvenil (dias 28 a 30 de junho em Bauru) e Campeonato Paulista Master (dia 6 de julho em Santos).

Tags

Esporte Clube Pinheiros Fair Podium FAP natacao Speedo

Patrick Winkler

Editor-chefe da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas