Conheça o projeto “Águas + Seguras”

22/07/2016

Facebook Twitter

Em prol de uma causa nobre três grandes instituições se uniram para desenvolver um programa social voltado para a educação e prevenção de afogamentos no Brasil. Da união entre a Metodologia Gustavo Borges, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Instituto de Natação Infantil (Inati) nasceu o projeto “Águas + Seguras”, que busca contribuir na redução de acidentes em ambientes aquáticos em todo o país. A ação oferece gratuitamente programas de prevenção e multiplicação de informações através de campanhas on line e presencial.

“A SWIM CHANNEL também tem a missão de contribuir com o belíssimo projeto, águas + seguras, e apoiará a ação por tempo indeterminado”, afirma Patrick Winkler, o editor chefe.

Segundo dados da Sobrasa, são registradas 17 mortes por afogamento diariamente no Brasil, sendo que a grande maioria dos óbitos atinge crianças e adolescentes. São números preocupantes e que fazem o país ser um dos que mais registra vítimas destas fatalidades. Desde 2009, porém, a Sobrasa vem registrando quedas de acidentes em ambientes aquáticos. E é justamente essa a missão do “Águas + Seguras”: ajudar para que o número de afogamentos e mortes continue diminuindo progressivamente.

O programa oferece diversos métodos e ações para prevenção de acidentes. No site da campanha é possível assistir a vídeos educativos sobre como evitar tragédias em águas abertas e em piscinas, baixar gibis para mostrar as crianças, acessar folder informativos e obter informações técnicas de segurança para piscinas de academias e condomínios. No site também estão disponíveis manuais e guias de segurança e de como se comportar quando ocorrem casos de afogamentos.

Em novembro haverá dois eventos sobre prevenção de acidentes e afogamentos. Durante os dias 9 a 12 de novembro de 2016 acontece em Florianópolis o Sobrasa Rescue e nos dias 21 a 25 de novembro 2016 teremos a Semana Piscina + Segura.

Diversas personalidades e celebridades aquáticas gravaram vídeos em prol desta iniciativa e divulgaram em suas redes sociais Gustavo Borges, Mineirinho, Carlos Burle, Murillo Caldas, Karol Meyer e Dr. David Szpilman são alguns dos apoiadores do programa “Águas + Seguras”. Na última terça, dia 19 de julho, foi feito um hangout com simpatizantes da ação que pode ser assistido aqui. Confira mais informações no site oficial do projeto clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

aforgamentos Águas + Seguras Inati Metodologia Gustavo Borges natacao Sobrasa