Contornando a Grã-Bretanha a nado

O inglês Ross Edgley nadou 3,3 mil km em volta da ilha e tornou-se o primeiro homem a concluir este desafio

08/11/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
O nadador Ross Edgley - Foto: Red Bull/Divulgação
O nadador Ross Edgley - Foto: Red Bull/Divulgação

O nadador Ross Edgley - Foto: Red Bull/Divulgação

O nadador Ross Edgley - Foto: Red Bull/Divulgação

157 dias no mar. Este foi o tempo que o inglês Ross Edgley demorou para concluir um audacioso desafio: contornar a nado toda a ilha da Grã-Bretanha. Uma aventura inédita que teve entre os apoiadores a famosa marca de energéticos Red Bull, também patrocinadora pessoal de Edgley. A ideia era simples contornar as 1,8 mil milhas aquáticas da ilha (aproximadamente 3,3 mil km) e tornar-se o primeiro nadador da história a completar essa missão.

A pequena cidade de Margate, na costa sul da Inglaterra, foi o ponto de partida e chegada da aventura. Edgley partiu para o desafio no dia 1º de junho e nadou em média entre 6 ou mais horas por dia, alternando as braçadas com trabalhos de recuperação física e ingestão de calorias (foram cerca de 15 mil calorias diárias) no barco de apoio que acompanhou ao longo do percurso.

Para enfrentar a baixa temperatura da água, Edgley vestiu uma roupa especial com gorro e luvas. Ao longo do trajeto ele encarou uma água bastante gelada, mar revolto, fortes ventos, águas vivas e outros animais marinhos que cruzaram seu caminho. “Espero que as pessoas lembrem desse desafio como um exemplo de superação física e mental. Foi uma aventura brutal e estou muito feliz de ter conseguido concluir o percurso. Obrigado a todos que torceram e apoiaram”, escreveu Edgley em suas redes sociais.

Um dos momentos mais marcantes do desafio foi na chegada em Margate quando outros 300 nadadores se juntaram a Edgley para nadar os últimos 800 metros de prova, dando motivação e um gás a mais para o inglês. Ex-jogador de polo aquático, Edgley entra para a história a ser o primeiro nadador a conseguir nadar em volta da Grã-Bretanha e abre um precedente para outros atletas que buscarem superar seus limites em aventuras extremas.

Tags

Águas abertas natacao Red Bull Ross Edgley ultramaratona aquática

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas