Copa do Mundo da Fina chega a Pequim

09/11/2017

Facebook Twitter

Sarah Sjoström é a líder da Copa do Mundo – Foto: SIPA USA

Após um mês de pausa a Copa do Mundo da Fina esta de volta. O circuito mundial de piscina curta chega a sua fase decisiva com as últimas três etapas neste mês de novembro que vão definir os vencedores da temporada 2017. Entre os dias 10 e 11 acontece a etapa de Pequim, nos dias 14 e 15 é a vez de Tóquio e nos dias 18 e 19 a cidade de Cingapura encerra os trabalhos. Em jogo está a coroa de rei e rainha do circuito que promete uma disputa mais acirrada entre as mulheres.

Vencedora da Copa do Mundo desde 2012, Katinka Hosszu busca manter sua hegemonia no circuito mundial. A missão, porém, não será fácil. Após anos empilhando medalhas a Dama de Ferro encontrou neste ano uma dura adversária: Sarah Sjoström. A sueca foi a melhor nadadora do primeiro giro da Copa do Mundo, que aconteceu na Europa, batendo quatro recordes mundiais. Na segunda perna do circuito a húngara conseguiu diminuir um pouco a diferença, mas segue atrás na classificação geral até o momento: 446 pontos de Sjoström contra 359 pontos de Hosszu. Uma disputa que deverá pegar fogo nossos próximos dias.

Chad le Clos (foto: Fabio Ferrari/LaPresse)

Chad Le Clos pode garantir o tetra na Copa do Mundo – Foto: Fabio Ferrari/LaPresse

Se no feminino a disputa promete ser intensa até o final, no masculino já parece ser favas contadas. Vencedor do circuito em 2011, 2013 e 2014, o sul-africano Chad Le Clos tem uma larga vantagem para seus rivais mais próximos e busca na Ásia conquistar a coroa de rei do circuito mais uma vez. Com 302 pontos o sul-africano já é o virtual campeão e só uma tragédia o fará perder a vantagem que acumulou ao longo do ano. Seus perseguidores mais próximos são os russos Kirill Prigoda e Vlad Morozov que estão muito atrás no ranking geral com 201 e 189 pontos respectivamente.

O Brasil também estará em ação nas últimas etapas da Copa do Mundo. Após nadar e ir ao pódio nas etapas de Doha e Hong Kong, Nelson Silva será o único atleta do país em Pequim. Em Tóquio e Cingapura ele terá a companhia de cinco nadadores do Sesi-SP: Etiene Medeiros, Daynara de Paula, Clarissa Rodrigues, Raphael Rodrigues e Matheus Gonche. O grande destaque fica por conta de Etiene, atual bicampeã mundial dos 50m costas em piscina curta e cotadíssima para subir ao pódio nas duas etapas asiáticas.

Etiene Medeiros (foto: Satiro Sodré/SSPress)

Etiene Medeiros nadará em Tóquio e Cingapura – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A Copa do Mundo da Fina também conta pontos de bonificação para o ranking dos melhores atletas da temporada, sendo que os vencedores da temporada 2017 receberão 120 pontos. As três etapas terão transmissão do canal SporTV e os resultados, balizamentos e estatísticas podem ser conferidos no site da Omega Timing. Para acompanhar os resultados da etapa de Pequim, clique aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Chad Le Clos Copa do Mundo da Fina Etiene Medeiros Fina Katinka Hosszu natacao Sarah Sjostrom