Cruzando o Caribe por uma nobre causa

Com apenas 12 anos de idade Christophe Maleau, nadou 40 km entre Saint-Lucie e Martinica em apoio à luta contra o câncer

14/10/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Christophe Maleau - Foto: Reprodução
Christophe Maleau - Foto: Reprodução

Christophe Maleau - Foto: Reprodução

Christophe Maleau - Foto: Reprodução

No último fim de semana as belas e azuis águas do Caribe foram atravessadas por um garoto de apenas 12 anos de idade. O jovem Christophe Maleau partiu na manhã do sábado da Ilha de Santa Lúcia e percorreu 40 km a nado ao longo de 13h50min até chegar a Martinica, sua terra natal e um território ultramarino francês. Maleau, que já tem bastante experiências provas longas, fez tudo por uma causa muito nobre: o combate ao câncer de mama.

Estamos em outubro mês onde se recorda do Outubro Rosa, que promove campanhas de conscientização e prevenção ao câncer de mama que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz 438 mil vítimas fatais anualmente em todo o mundo. Além da causa em si, o jovem nadador tinha razões pessoais para concluir o desafio. Sua mãe foi diagnosticada com câncer de mama há alguns anos e o prodígio decidiu encarar o desafio em sua homenagem e para conscientizar as pessoas.

 

 

 

 

“Estou orgulhoso e feliz por ter conseguido. Houve momentos em que duvidei, mas como era por uma boa causa, disse a mim mesmo que tinha que continuar”, disse o jovem nadador que já vinha pensando em realizar o desafio há dois anos quando começou a se preparar para a travessia. Após o chegar a Martinica, já a noite, Maleau foi saudado efusivamente pelos seus compatriotas e festejado nas ruas.

Apesar de ter apenas 12 anos de idade, Maleau já contabiliza outras longas provas de águas abertas em seu currículo. Quanto tinha nove anos nadou 6,4 km entre duas cidades na Martinica e no ano seguinte nadou 26 km na costa de seu país natal em outra ação do Outubro Rosa. Ao concluir essa façanha de nadar entre Santa Lucia e a Martinica, Maleau juntou-se a dois nadadores que já concluíram esse desafio: Jacques Sicot e Gilles Rondy, que foi atleta olímpico em Pequim-2008 e campeão europeu de 25 km em 2006.

Tags

Águas abertas Caribe Christophe Maleau Martinica natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas