Cruzando o Rio Hudson a nado

17/10/2016

Facebook Twitter

Nadar 193 km é algo que muitos nadadores fazem ao longo de um ano ou de um mês intenso de treinamentos. É uma distância longa e bastante desgastante. Agora imagine nadar toda esta distância em águas abertas, em apenas sete dias e com uma média de 27,5 km diários! Impossível muitos irão dizer não é mesmo? Pois é isso que a experiente nadadora Marta Izo vai fazer em junho do ano que vem quando encarará um desafio único: nadar através de oito pontes ao longo do Rio Hudson, em Nova York, nos Estados Unidos.

A longa quilometragem não assusta Marta. Ao longo de sua carreira ela acumula diversas travessias de longa distância no Brasil e no exterior, com destaque para o fato de ter sido a quinta mulher a atravessar o Canal da Mancha, o estreito de água de 34 km que separa a Inglaterra da França. Anos depois ela fez novamente a travessia compondo uma equipe de revezamento com quatro nadadoras que fez o percurso de ida e volta. Mesmo assim, Marta vem treinando pesado para conseguir suportar este desafio.

 

A nadadora Marta Izo - Foto: Reprodução

A nadadora Marta Izo – Foto: Reprodução

 

Nado cinco vezes por semana mas terei que aumentar para seis no ano que vem. Faço ainda pilates, musculação, alongamentos e massagens para complementar o treinamento. Pelo menos uma vez por mês nado na represa um treino mais longo, de 3 a 4 horas, em água um pouco mais fria que me ajuda a se adaptar as travessias. Ainda faltam oito meses (35 semanas), parece muito, mas, ao mesmo tempo, não é e já estou até com aquele velho conhecido friozinho na barriga. Mas na água me sinto mais viva, mais livre, mais feliz”, conta Marta que busca entrar para a seleta lista de atletas que já completaram o desafio. Até hoje apenas seis nadadores conseguiram concluir a travessia: Grace van der Byl, Rondi Davies, Andrew Malinak, Lori King, Cheryl Reinke e Paige Christie.

Uma curiosidade é que a cada dia a prova começará na maré vazante de uma ponte e terminará na ponte seguinte. O desafio tem início na Rip Van Winkle Bridge e terminará na Verrazano Narrows Bridge, nos limites de Nova York. O Rio Hudson tem 607 km de extensão e corta praticamente todo o estado de Nova York, nascendo na região das Adirondack Mountains e desaguando na Upper Bay de Nova York, ao sul da Ilha de Manhattan.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Marta Izo Nova York Rio Hudson