Otto Thaning: o atleta mais velho a atravessar o Canal da Mancha

Aos 73 anos o sul-africano tornou-se em 2004 o nadador com mais idade a realizar a famosa travessia entre a França e a Inglaterra

23/01/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Vista aérea do Estreito de Dover, no Canal da Mancha - Foto: Reprodução
Otto Thaning - Foto: Divulgação

Otto Thaning - Foto: Divulgação

Vista aérea do Estreito de Dover, no Canal da Mancha - Foto: Reprodução

O sul-africano Otto Thaning é o atleta mais velho a completar a Travessia do Canal da Mancha, considerada uma das provas mais desafiadoras e tradicionais do mundo. Aos 73 anos e 177 dias, o atleta completou a prova de 34 km em 12 horas e 53 minutos. A travessia de Otto foi realizada no dia 6 de setembro de 2014 e ele bateu o recorde de homem mais velho a completar a prova que até então pertencia ao australiano Cyril Baldock, que havia nadado o Canal três meses antes de seu 71º aniversário.

Thaning já tinha nadado pela primeira vez a travessia em 1994 aos 53 anos. Na época ele completou a prova em 10 horas e 29 minutos. “Meu desejo era basicamente promover a ideia de que pessoas com mais de 70 anos de idade possam fazer coisas assim se cuidarem de si mesmas e trabalharem duro”, comentou o veterano em entrevista para a BCC logo após completar a prova.

Otto Thaning – Foto: Divulgação

A distância do Canal da Mancha é de aproximadamente 33 km (cerca de 21 milhas), mas as fortes correntes fizeram com o que o nadador percorresse pelo menos 40 km. “O maior problema é manter a temperatura central de alguém porque a água está muito fria. Nós calculamos a média de 18ºC e isso foi particularmente útil para mim porque é razoavelmente quente para o Canal, que geralmente é um pouco mais frio”, disse Thaning.

O veterano é até hoje também, o único sul-africano a realizar a travessia em mais de uma ocasião. Thaning é cirurgião cardíaco e foi aluno do Dr. Christian Barnard, que entrou para a história da medicina ao realizar o primeiro transplante de coração humano  em 1967. Atualmente, o homem mais velho a cruzar o Canal da Mancha a nado vive na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.