Curiosidades do Rio Negro Challenge

28/08/2017

Facebook Twitter

O mês de dezembro reserva muitas opções de eventos para os amantes das águas abertas. Uma das provas deste mês é o exótico Rio Negro Challenge, que tem sua segunda etapa no ano acontecendo no dia 3 de dezembro em Manaus. A competição terá provas em quatro distâncias, que variam de 500m a 8,5 km, que serão disputadas nas águas do famoso Rio Negro. Nadar neste que é o mais extenso rio de águas negras do mundo e o segundo maior em quantidade de volume de água não é uma tarefa fácil por alguns motivos.

A começar pelo grau de acidez elevado da água que é cerca de PH 3,8 a 4,9, devido à grande quantidade de ácidos orgânicos provenientes da decomposição da vegetação. No Rio Negro a densidade é muita baixa e isso impacta diretamente na flutuabilidade do atleta que tem a sensação de estar afundando. Por isso, além do bom preparo físico o nadador precisa estar preparado para enfrentar este tipo de desafio e saber dosar energia ao longo do percurso para não cansar demais no início da prova e faltar gás no final.

Evento terá provas em até quatro distâncias - Foto: SEJEL/Reprodução

Evento terá provas em até quatro distâncias – Foto: SEJEL/Reprodução

Outra característica que faz esta prova um grande teste é a temperatura da água. No Rio Negro ela fica por volta dos 28°C, temperatura acima da média das principais provas em águas abertas que os atletas estão acostumados a nadar, principalmente nas regiões sul e sudeste ou quando comparada a água do mar. Nadar nestas condições será outro teste para o nadador que procura por novos desafios. Lembrando que na época da travessia a região amazônica entra no clico de cheia devido à estação de chuvas que deixa a faixa de areia fica mais curta e o rio mais alto, cerca de 30 metros acima do nível do mar.

Participar desta travessia é um evento que ajuda a fortalecer a parte mental do nadador que terá buscar novas maneiras para traçar a melhor estratégia e se adaptar as adversidades naturais. As inscrições para as provas de 500m (Circuito Curumim), 1,5 km e 3 km estão abertas no site da SWIM CHANNEL e podem ser feitas aqui. Todas as vagas para a Travessia Almirante Tamandaré, principal prova do programa e que tem percurso de 8,5 km, já foram preenchidas.

Catarina Ganzeli venceu  prova feminina de 3 km - Foto: Antônio Lima/Sejel

Catarina Ganzeli venceu prova feminina de 3 km – Foto: Antônio Lima/Sejel

Com 2,2 mil km de extensão e protagonista do famoso encontro das águas com o Rio Solimões, o Rio Negro já é uma atração a parte e uma ótima opção turística para quem for nadar e quiser conhecer um pouco mais da capital do Amazonas. Portanto, escolha sua prova e boa competição nas águas do Rio Negro!

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Aquática Amazonas natacao Rio Negro Rio Negro Challenge Travessia Almirante Tamandaré