Roma

Daniel Dias anuncia aposentadoria após Jogos Paralímpicos de Tóquio

Dono de 24 medalhas paralímpicas, brasileiro divulgou vídeo dizendo que deixa as piscinas para ficar com a família e focar em novos projetos

13/01/2021 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Daniel Dias - Foto: Reprodução
Daniel Dias - Foto: Buda Mendes/CPB

Daniel Dias - Foto: Buda Mendes/CPB

Daniel Dias - Foto: Reprodução

Daniel Dias é o maior atleta paralímpico do Brasil. São ao todo 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, 33 em Jogos Parapan-americanos e 40 em Campeonatos Mundiais. Mas toda a história, por mais gloriosa possível, tem um fim. Ontem, o nadador anunciou que vai se aposentador os Jogos Paralímpicos de Tóquio que acontecerão em agosto deste ano. Através das redes sociais ele afirmou o evento será o ponto final de sua carreira.

“Sem dúvida é o maior evento do Movimento Paralímpico e poder dizer o adeus nessa competição é um momento espetacular, um momento de muita alegria. A vida do atleta é feita de ciclos, fases, e por isso eu decidi parar, resolvi dar o adeus à piscina porque eu vejo que a minha contribuição com a natação paralímpica já foi excepcional. Foi além do que eu esperava”, comentou o atleta que deverá nadar quatro provas individuais e, possivelmente, um revezamento em Tóquio.

Daniel Dias – Foto: Divulgação Instituto Presbiteriano Mackenzie

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi comunicado da decisão e agradeceu ao atleta por todos os anos de dedicação ao esporte e à causa da pessoa com deficiência.

“Daniel Dias faz parte da história do esporte não somente do Brasil, mas do mundo inteiro. Sua contribuição é imensurável tanto no âmbito esportivo quanto no aspecto social pela capacidade de demonstrar ao mundo toda a eficiência que a pessoa com deficiência pode ter. E não apenas nas piscinas, mas também fora delas. Temos certeza de que esta sua transição de carreira será tão bem-sucedida quanto o que mostrou nas piscinas pelo mundo”, completou Mizael Conrado, presidente do CPB.

Daniel Dias em ação – Foto: AFP Photo

Nascido em Campinas, Daniel também é o único brasileiro a ter vencido três vezes o Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do Esporte” em 2009, 2013 e 2016. Com uma má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita, ele começou a competir em 2006 após assistir ao também nadador Clodoaldo Silva na televisão durante os Jogos Paralímpicos de Atenas-2004.

“Pretendo estar mais à frente do Instituto Daniel Dias, quero poder me dedicar mais em sua gestão, pois tenho grandes planos de crescimento para ele. Vou continuar a ministrar as minhas palestras e clínicas de natação e sigo na atuação como membro do Conselho Nacional de Atletas e da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro”, finalizou. Assista abaixo ao vídeo onde Daniel anuncia sua aposentadoria.

Tags

Daniel Dias Jogos Paralímpicos natacao natação paralímpica

Notícias relacionadas