Roma

Daniel Dias preparado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio

Nadador conta com uma grande equipe multidisciplinar que vem o auxiliando para os Jogos de Tóquio do ano que vem

27/08/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Daniel Dias - Foto: Reprodução
Daniel Dias - Foto: Alê Cabral/CPB

Daniel Dias - Foto: Alê Cabral/CPB

Daniel Dias - Foto: Reprodução

O atleta paralímpico, Daniel Dias, sonha com sua quarta Paralimpíada. Faltando menos de um ano para o início dos Jogos em 2021, o recordista mundial e multicampeão paralímpico avaliou o período de pandemia e a expectativa para a competição. A preparação do atleta ficou comprometida por um período devido incertezas por conta do adiamento da competição e treinamentos dentro e fora da piscina que acabaram sofrendo alterações e interrupções.

O nadador mantém uma perspectiva positiva sobre a pandemia e acredita que a pausa nos treinos foi importante para se preparar psicologicamente. “Tentei usar a meu favor este período de isolamento social e adiamento dos Jogos para intensificar meu foco, principalmente o mental. Vejo como um ano a mais de preparação e ajustes, não há tempo a perder. Só a ansiedade que aumentou um pouco, mas faz parte. É bom ter este frio na barriga. Vou para a minha quarta Paralimpíada, mas sempre parece que é a primeira”, disse.

Daniel Dias – Foto: Divlgação Instituto Presbiteriano Mackenzie

Para acompanhá-lo em sua preparação paralímpica Daniel tem uma equipe a seu dispor que realiza um trabalho integrado para ajudá-lo em Tóquio-2021. “O trabalho em equipe está fazendo toda a diferença em minha preparação para esta Paralimpíada. A troca de dados a cada semana permite que cada profissional ajuste sua área em prol do mesmo objetivo para aquele determinado período. É um trabalho extremamente personalizado e que tem gerado excelentes resultados. Cheguei a minha melhor forma física e fiz o melhor tempo da minha vida na última competição internacional. As expectativas para Tóquio estão grandes e sigo confiante”, avalia Daniel.

Seu técnico Igor Russi afirmou que vem incrementando novas formas de treinamento para o nadador. “Foram tempos difíceis e inconstantes que tornaram nossa programação ainda mais desafiadora para a temporada de Tóquio-2021. Tivemos que reinventar métodos de treinamento tradicional e ir nos ajustando de acordo com as atuais possibilidades para que o Daniel chegue nos Jogos na sua melhor forma física e com os melhores tempos”, revela.

Daniel Dias – Foto: Alê Cabral/CPB

Um paratleta requer muita atenção e cuidado em sua preparação física devido a deficiência física e esse trabalho também teve que ser modificada durante o período de quarentena. “Utilizamos uma estratégia de periodização mais flexível levando em conta a disponibilidade de locais para treinamento. Fizemos um programa de condicionamento físico na casa dele com os equipamentos que tínhamos à disposição. Quando pudemos ir para a academia focamos na aptidão física básica, resistência, força e flexibilidade”, comentou seu preparador físico Fábio Neves.

Com relação à parte médica, ele também teve um acompanhamento de perto. “Revisamos a suplementação para menor quantidade de treino, com o cuidado em segurar o catabolismo e a imunidade” comenta a Dra. Simony Chiaperini. Já sua nutricionista Juliana Magrini explica que “foram experimentados novos protocolos de treinamento e o plano alimentar foi ajustado a partir dos resultados da análise genética, saúde e aptidão física”. A equipe multidisciplinar de Daniel ainda conta com fisioterapeuta e acupunturista.

Daniel Dias em ação – Foto: AFP Photo

Daniel estreou em Jogos Paralímpicos em Pequim-2008 quando se tornou a grande revelação da natação mundial ganhando nove medalhas. O grande volume de conquistas se repetiu em Londres-2012 e no Rio-2016. Ao todo são 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, três prêmios Laureus e dezenas de recordes mundiais. Agora o desafio segue para a capital japonesa que realizará os Jogos entre 24 de agosto a 5 de setembro do ano que vem.

Tags

Daniel Dias natacao natação paralímpica Tóquio-2020

Notícias relacionadas