Daniel Dias: um fenômeno

18/08/2015

Facebook Twitter

No último domingo chegou ao fim a quinta edição dos Jogos ParaPan-Americanos, na cidade de Toronto, no Canadá. Se na natação convencional o Brasil já havia feito uma ótima participação, igualando o número de ouros das duas últimas edições e conquistando uma inédita vitória no feminino, na natação paralímpica o resultado foi ainda melhor. Nada mais, nada menos, do que 104 medalhas (38 de ouro, 29 de prata e 37 de bronze) e o título de maior campanha da história da modalidade.

Um dos grandes colaboradores para esse resultado histórico foi Daniel Dias. O nadador de 27 anos disputou seu terceiro ParaPan e conquistou oito medalhas, todas de ouro. Essas novas medalhas juntam-se a outras 19 que já havia ganhado no Rio de Janeiro-2007 e em Guadalajara-2011. E detalhe, assim como na edição canadense todas são de ouro. Em Jogos ParaPan-Americanos Daniel Dias subiu ao pódio 27 vezes, todas no lugar mais alto do pódio. Um resultado impressionante e que lhe dá com méritos o título de Mr. Parapan.

O nadador da categoria S5 é o atleta mais condecorado da natação paralímpica brasileira. Além das 27 medalhas em ParaPan, ele ainda tem outras dezenas de conquistas em competições internacionais de primeira linha, além de vários recordes mundiais quebrados ao longo de sua carreira. Em Jogos Paralímpicos são 15 medalhas em duas edições (Pequim-2008 e Londres-2012) e em Campeonatos Mundiais são mais 30 em cinco edições disputadas (Durban-2006, Rio de Janeiro-2009, Eindhoven-2010, Montreal-2013 e Glasgow-2015). Somando estes três eventos Daniel tem impressionantes 82 medalhas: 68 de ouro, 13 de prata e uma de bronze.

Para efeito de comparação apenas o australiano Matthew Cowdrey, da categoria S9, tem números semelhantes aos de Daniel. Cowdrey, que se aposentou das piscinas no começo deste ano, conquistou 57 medalhas em Jogos Paralímpicos, Campeonatos Mundiais e no Commonwealth Games. Em Paralímpiadas ele supera Daniel pois conquistou 23 medalhas, 13 delas de ouro. Porém, como o brasileiro deverá nadar os Jogos do Rio-2016 e futuras competições no próximo ciclo paralímpico é bem provável que Daniel Dias amplie ainda esses feitos.

Confira abaixo um resumo das conquistas de Daniel Dias em grandes eventos:

Jogos Paralímpicos: 15 medalhas (10 de ouro, quatro de prata e uma de bronze)
Campeonatos Mundiais: 40 medalhas (31 de ouro e nove de prata)
Jogos ParaPan-Americanos: 27 medalhas (27 de ouro)
Total: 68 medalhas de ouro, 13 de prata e uma de bronze.

Por Guilherme Freitas

Tags

Daniel Dias Jogos ParaPan-Americanos medalhas natação paralímpica recordes