Daniel Takata lança “O Esportístico”

Canal no Youtube tem como objetivo mostrar ferramentas estatísticas aliadas as curiosidades do esporte

02/05/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Logo do canal

Logo do canal "O Esportístico" - Foto: Reprodução/Youtube

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Daniel Takata, redator da SWIM CHANNEL, lançou no final do mês passado o Esportístico, canal no Youtube que tem a ideia de juntar a estatística com o esporte. Acadêmico de estatística e ex-nadador, Daniel teve a ideia de criar o canal das análises estatísticas esportivas devido ao interesse que percebeu de estudantes sobre a combinação entre as duas coisas: estatística e esporte.

Professor de estatística, ele fará um conteúdo bastante variado sobre todas as modalidades esportivas, que incluirão números de atletas, recordes e grandes feitos esportivos.

“No mundo jornalístico e esportivo eu sempre usei números para embasar minhas análises, sempre tive essa veia quantitativa. Dou aula em faculdade, e venho percebendo alunos que querem trabalhar com estatística no esporte em várias modalidades, percebi o interesse principalmente do pessoal mais jovem, e isso é um incentivo para estudarem estatística, análises elaboradas, com tudo isso o canal consegue atingir profissionais e estudantes”, comentou Daniel.

No canal há previsões de vídeos sobre a natação e seus números. Como estudioso do esporte, Daniel já tem previsões de vídeos sobre os números de Michael Phelps e outros grandes nadadores.

Daniel Takata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 – Foto: Arquivo pessoal

Os vídeos sobre natação tem ainda na lista os nadadores: Mark Spitz, Ian Thorpe, Katinka Hosszu e Katie Ledecky. A ideia é também fazer vídeos sobre pesquisas e artigos científicos que envolam a natação, fazer previsão de recordes e comparar provas diferentes. “A combinação numérica no 4x100m medley misto, a melhor probabilidade para a ordem do revezamento. Tudo isso está previsto para o canal. A natação é o esporte que tenho mais familiaridade, o objetivo é falar de vários esportes, e certamente a natação vai ser o carro chefe”, disse.

O canal terá dois vídeos por semana. Por enquanto os novos conteúdos serão liberados de segunda-feira e quinta-feira. “Tenho o objetivo de trazer de uma forma acessível as técnicas estatísticas, um gráfico que não seja muito conhecido para fazer análises, algum método estatístico para o pessoal saber que existe. O objetivo do canal é mostrar a aplicação e como pode ser interessante esses métodos. Levar as ferramentas para o conhecimento de todos e aliar com o conhecimento esportivo”, finaliza.

Confira e inscreva-se aqui no canal O Esportístico: www.youtube.com/danieltakata

Tags

Daniel Takata estatística no esporte natacao O Esportístico redes sociais Youtube

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas