De volta as águas pela saúde e pelo meio ambiente

Por recomendação médica Marcelo Salavee voltou a nadar depois de muitos anos; hoje ele é um dos embaixadores do Viva a Aventura

08/09/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista da Ilha Vitória - Foto: Reprodução
Marcelo Salavee - Foto: Arquivo pessoal

Marcelo Salavee - Foto: Arquivo pessoal

Vista da Ilha Vitória - Foto: Reprodução

Muitas vezes ouvimos histórias de atletas que começaram a nadar como indicação médica para superar ou curar algum problema de saúde. Porém, também existem histórias de personagens que sempre nadaram, mas por variados motivos tiveram que dar um tempo. Após esse período sem cair na água acabaram regressando ao universo aquático após uma recomendação médica para melhorar sua qualidade de vida. É o caso do paulista Marcelo Salavee.

Marcelo nadou em sua juventude até a época da faculdade. Intercalava suas braçadas com outra paixão, o surf. Nesse tempo ausente da piscina ele teve um problema de saúde na coluna. “Ouvi do médico que teria que fazer uma operação no local. Porém, fiquei meio inseguro em operar a coluna. Ele me disse então que a natação poderia aliviar as dores e ajudar na recuperação. Ai não tive dúvidas e votei a cair na água”, diz Marcelo que na época tinha 37 anos.

Marcelo Salavee – Foto: Ale Socci

Ao lado do irmão, com quem nadava na juventude, retomou a prática da natação e se interessou por disputar provas de águas abertas. Em 2007 participou da primeira, a Travessia da Fuga das Ilhas e não parou mais. Disputou diversos eventos da modalidade e foi aumentando as distâncias realizando ultramaratonas como a Maratona Aquática 14 Bis, que pretende nadar novamente este ano.

E entre uma prova e outra conheceu Ricardo Augusto, participou da primeira Volta a Nado em Alcatrazes e foi nomeado um dos embaixadores do projeto Viva a Aventura. “Nadar em Alcatrazes foi experiência incrível e muito legal. Todos nós lá pudemos fazer algo que gostamos e também conhecer outros apaixonados pela natação em águas abertas. E também é uma grande honra poder colaborar e participar dessa ação como embaixador”, recorda.

Os embaixadores do projeto – Foto: Maristela Colucci

Para Marcelo ações como essa só ajudam a modalidade a crescer como também divulgam o belo litoral brasileiro. “Nadar em locais como Alcatrazes ou a Ilha Vitória, que é o nosso próximo desafio, é algo sensacional. São locais diferentes e muito bonitos, cheio de paisagens maravilhosas e água limpa. Conectar o atleta com a natureza é o diferencial das águas abertas e essa ação faz justamente isso”, conta o nadador que destaca o fato de não haver competição ou disputa por medalhas.

“As voltas são passeios aquáticos onde o pessoal vai parando, curtindo o momento, o visual e a natureza. De certa forma é um turismo ambiental feito diretamente na natureza e acredito que quem participar vai levará para casa uma experiência rica e única. E como embaixador já estou fazendo a minha parte convidando alguns amigos para encarara esses desafios”, finaliza Marcelo que também pretende participar no fim do ano do Desafio 4x50m em Revezamento no Mar na Praia de Boiçucanga, em São Sebastião.

Marcelo com os outros embaixadores do projeto nadando em Alcatrazes – Foto: Maristela Colucci

O projeto Viva a Aventura foi idealizado pelo nadador e ex-surfista Ricardo Augusto, primeira pessoa a nadar os 40 km que separam a Praia de Camburi da ilha de Alcatrazes. A ação visa promover uma maior conscientização ambiental através de passeios aquáticos e incentivar o contato direto do atleta com a natureza.

Além da Ilha Vitória os nadadores também poderão participar do passeio aquático na Ilha dos Gatos no dia 12 de outubro e no Rio Guaratuba no dia 14 de dezembro. Para o ano que vem será realizada uma 3ª edição da Volta a Ilha de Alcatrazes. Para conhecer mais detalhes e preços dos pacotes do evento, além da relação completa dos embaixadores da ação clique aqui e visite a página oficial.

Tags

Águas abertas Alcatrazes Ilha Vitória Marcelo Salavee natacao Ricardo Augusto Viva a Aventura

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas