De volta as origens

Principal competição do país, o Campeonato Brasileiro de natação volta a se chamar Troféu Brasil a partir deste ano

14/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Pinheiros campeão do Troféu Brasil - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Pinheiros campeão do Troféu Brasil - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Amanhã tem início as disputas do principal campeonato de natação do país. Como já contamos aqui a maratona aquática na Praia de Copacabana abre a 58ª edição do Troféu Brasil. A competição retorna a sua nomenclatura oficial depois de 11 anos e visa criar uma nova cultura e identificação com o público e a geração mais jovem de nadadores.

O Troféu Brasil foi disputado pela primeira vez em 1962. A edição inaugural aconteceu na cidade de Porto Alegre e teve o Paulistano como o primeiro campeão do evento. Desde então outras sete equipes já conquistaram o título da competição, entre elas o Pinheiros atual tricampeão e maior vencedor do campeonato com 16 títulos.

Em 2007 a competição acabou tendo seu nome original alterado para Troféu Maria Lenk um dia após o falecimento da pioneira da natação nacional. O nome até que pegou entre os atletas atuais, mas os nadadores e público mais velho, além de parte da imprensa sempre costumaram se referir ao evento como Troféu Brasil. Renato Cordani, diretor de natação da CBDA, afirmou que o retorno ao nome original se deve ao fator histórico e ao marketing.

“O nome Troféu Brasil remete as origens da competição. O público leigo muitas vezes não entendia o porque do principal campeonato do país se chamar Troféu Maria Lenk e não Troféu Brasil. Por ser nossa maior competição entendemos que ele deve levar o nome do país. Mantivemos nome da Maria Lenk já que oficialmente o campeonato se chama Troféu Brasil/Troféu Maria Lenk, mas queremos que todos se refiram ao campeonato cada vez mais como Troféu Brasil”, conta Cordani que disse que fator comercial também foi levado em conta.

“Ter o nome de Brasil ajuda na hora de vender e trabalhar comercialmente a competição. Além disso, as próximas três edições do campeonato já estão confirmadas para serem realizadas no Parque Aquático Maria Lenk e o local será sempre citado nas transmissões de TV e nossas ações comerciais”, afirma Cordani que citou também a mudança da logomarca da CBDA a ser revelada nesta segunda-feira. “Será um logo mais moderno em relação ao atual”.

A maratona aquática acontece amanhã a partir das 9h da manhã e terá transmissão ao vivo da TV CBDA no site oficial da entidade. As provas de piscina acontecerão entre terça e sábado com transmissão ao vivo da TV CBDA nos dois primeiros dias de evento e do Sportv nos demais dias.

Tags

Águas abertas CBDA natacao Renato Cordani Troféu Brasil Troféu Maria Lenk

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas