Definição para o Mundial de Gwangju

Após a etapa de Doha do FINA Marathon Swim Series saberemos quem serão os dois brasileiros classificados para a competição na Coreia do Sul

15/02/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Colonese

Colonese

A primeira etapa do Marathon Swim Series da FINA começa neste sábado (16) em Doha, no Qatar. Com seis brasileiros nas provas, a etapa será um passo importante rumo à Tóquio-2020.

Na disputa dos 10 km masculino, o Time Brasil selecionará os dois melhores para nadarem a prova no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, em julho, e os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Os quatro melhores na prova de  Inema, na Bahia, seletiva realizada em dezembro, brigam por duas vagas. São eles: Allan do Carmo, Fernando Ponte, Diogo Villarinho e Victor Hugo Colonese.

“Vai ser uma prova muito forte. Muitos países vão usar como seletiva também. Então, vai ter um alto nível. Vai ser realmente uma preparação para o Mundial. Acho que, além da vaga, a gente tem que ir para brigar pela prova. A gente está visando a Olimpíada. Então, independentemente de quem classificar pelo Brasil tem que ir com o pensamento de brigar pela prova se quiser sonhar com a Olimpíada”, disse Colonese.

Ana Marcela Cunha disputa os 10 km neste sábado em Doha – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A competição terá 135 nadadores, sendo 84 homens e 51 mulheres de 20 países. Na prova feminina Ana Marcela Cunha nada para defender seu título do ano passado. Viviane Jungblut será a outra brasileira na prova. As duas, já classificadas para o Mundial e Pan-Americano, ficaram três semanas na altitude de Sierra Nevada, na Espanha, para se prepararem para a temporada.

A prova feminina contará ainda com duas medalhistas olímpicas: a atual campeã Sharon van Rouwendaal e a vice-campeã Rachele Bruni. Em 2018, a Ana Marcela foi campeã geral do circuito conquistando duas vitórias e outras três medalhas ao longo das oito etapas. Foi o quarto título da nadadora no circuito mundial da FINA.

Este ano o Marathon Swim Series terá nove etapas ao longo do ano. Confira aqui o start list feminino e aqui o masculino desta primeira etapa. A próxima etapa será realizada em Seychelles no dia 12 de maio.

Tags

Águas abertas Fina FINA Marathon Swim Series natacao

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas