Delfina Pignatiello brilha nos Jogos Pan-Americanos

Com 100% de aproveitamento, argentina saiu com três ouros nas três provas individuais que disputou em Lima

11/08/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Delfina Pignatiello - Foto: EFE
Delfina Pignatiello - Foto: AFP Photo

Delfina Pignatiello - Foto: AFP Photo

Delfina Pignatiello - Foto: EFE

A argentina Delfina Pignatiello venceu no último dia dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, os 1500m livre feminino e com isso acumulou três vitórias em três provas individuais. Foi a única atleta da natação nestes Jogos a atingir esses números.

Além do feito ela conseguiu outro resultado inédito para a Argentina. Tornou-se a única na história do país a conquistar três medalhas na natação em uma só edição de Jogos Pan-Americanos. A detentora do recorde sul-americano, com 15min51s68 feitos neste ano, venceu a final da prova em Lima com 16min16s54, a frente da chilena Kristel Kobrich.

Com 19 anos de idade e em seus primeiros Jogos Pan-Americanos, “Delfi”, como é chamada pelos fãs na argentina, conquistou também as provas de 400m e 800m livre. Melhor fundista da competição, ela falou sobre o cansaço e a superação ao longo desta última semana.

Delfina Pignatello – Foto: Maxi Failla

“Ontem estava me sentindo mal, mas nada como o poder da cabeça. As vezes a cabeça manda mais do que qualquer sensação corporal. Era o último dia, treinei muito para isso, são tantas horas, tanta dedicação, são tantas pessoas em volta (comissão técnica), que tive que pensar também em todos. Sou muito agradecida por eles”, contou a nadadora após a terceira conquista.

O sucesso da argentina é notório. Na zona mista, área onde os atletas encontram a imprensa para conceder entrevistas, os jornalistas do país se amontoavam querendo uma declaração da jovem nadadora. Ela, sorridente e simpática respondia a todos com alegria estampada no rosto.

Questionada sobre o feito histórico para a Argentina ela contou: “Não sabia e dá uma grande felicidade. Tudo o que é bom para a Argentina é bom para mim. Agora me resta seguir crescendo e nadar com todas as forças para me classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, disse Delfina.

Delfina Pignatiello – Foto: Katarine Monteiro/Swim Channel

Delfina é o presente e o futuro da natação argentina. Nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 ela foi medalhista de prata nos 400m e 800m livre e segue como uma das maiores esperanças da Argentina para os Jogos Olímpicos de Tóquio e os próximos ciclos olímpicos.

“Ultimamente estou pensando em desfrutar do momento, e claro, dar sempre tudo de mim. É muito esforço, muita dedicação, todos meus amigos e minha famílias me apoiaram nesses meses e nas horas de esforço que tive que me dedicar. Estou muito feliz pelos os resultados que apareceram e desfrutando de tudo o que Jogos oferecem”, finalizou.

Todos os resultados de Delfina e das outras provas da natação nos Jogos Pan-Americanos de Lima podem ser vistos aqui, no site oficial da competição.

Tags

Delfina Pignatiello Jogos Pan-Americanos Lima-2019 natação argentina

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas