Roma

Desafio Ilha da Vitória

Dupla de nadadores César Saade e Flávio Toi vai nadar 30 km de em torno da Ilha de Vitória em prol da situação ambiental

18/11/2020 - Catarina Ganzeli

Facebook Twitter
Águas Abertas - Foto: Mike Lewis/Ola Vista Photography
O nadador Cesar Saade - Foto: Reprodução

O nadador Cesar Saade - Foto: Reprodução

Águas Abertas - Foto: Mike Lewis/Ola Vista Photography

Capital do Espírito Santo, Vitória é uma das três capitais insulares do Brasil e irá sediar no próximo dia 22 de novembro, a 1ª edição do Desafio Ilha da Vitória de 30 km que será protagonizado pela de maratonistas aquáticos César Saade e Flávio Toi.

Ambos irão nadar aproximadamente 30 km que é a extensão de contorno da ilha de Vitória. No trajeto há uma extensa área portuária, área de rios, canais, manguezais e uma imensa diversidade ambiental. É uma região belíssima do estado do Espírito Santo, mas infelizmente ainda muita atingida pela poluição, como ocorre em várias outras regiões do Brasil que contemplam provas de águas abertas. Por isso o projeto da dupla vem com objetivo de chamar atenção para o abandono da questão ambiental encoberta pelo descaso de políticas públicas no país.

Logo do Desafio da Ilha de Vitória – Foto: Reprodução

No cenário do trajeto os nadadores vão apreciar belos pontos naturais e turísticos da capital como: Iate Clube Vitória, Terceira Ponte, Praça do Papa, Pedra do Penedo, Centro de Vitória, Palácio Anchieta, Porto de Vitória, Ilha das Caieiras, saída do Rio Santa Maria, Universidade Federal do Espírito Santo, entre outros.

O capixaba César Saade tem larga experiência em águas abertas. Ele tem no currículo a Travessia do Leme ao Pontal e o Desafio Braçadas de Anchieta, uma prova de 80 km disputada em quatro dias. Já o paulista Flávio Toi, realizou ao lado de Marta Izo e Harry Finger o Desafio das Oito Pontes do Rio Hudson, nos Estados Unidos em 2017. O trio nadou 192 km e são os únicos brasileiros a realizar esta ultramaratona.

Este ano por causa da pandemia do Coronavírus e com muitos eventos cancelados, um grupo de atletas decidiu usar o esporte como um instrumento para gerar saúde e conscientização do meio ambiente e foi assim que surgiu o grupo #VemNadarcomCesinha que conta com 34 pessoas dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

A organização do 1º Desafio Ilha da Vitória de 30 km será da empresa Vibe Positiva Sports, que busca ser um divisor de águas para que o Espírito Santo atraia maratonistas de todo país. “Nossa empresa já organiza a Travessia da Vitória de 7 km na capital, a Travessia Areia Preta Peracanga de 8 km em Guarapari e o Desafio Morro a Morro de 15 km em Vila Velha. Com essa experiência em provas longas estamos bem confiantes e animados para que Desafio Ilha de Vitória de 30 km traga para o estado atletas de todo o país”, avalia Bruno Araújo de Mattos, diretor da empresa organizadora.

O evento ainda conta com o apoio de patrocinadores como Vitória Motors Jeep, FUCAPE, Grupo Argalit, Cardio Sports, Vivacqua Aguirre Advogados Associados, Fast Nutri e apoiadores como a Mormaii, Ecopartners, Natação Samir Barel, Studio Fernando Padilha, Biodinâmica, Time Gestão Esportiva e Inata Sustentável.

Tags

Águas abertas Cesar Saade Flavio Toi Ilha da Vitória natacao Vitória

Notícias relacionadas