Fuga da Ilha Grande

A Maratona Aquática Sem Fronteiras promove no dia 11 de novembro uma ultramaratona na famosa ilha em Angra dos Reis

24/05/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Mapa da Ilha Grande - Foto: Reprodução

Mapa da Ilha Grande - Foto: Reprodução

Nadar de uma ilha ao continente é um objetivo que muitos nadadores sonham em poder realizar. Trata-se de um feito que misura adrenalina, esforço físico e satisfação. Quem um dia pensou em realizar alguma aventura desse tipo poderá fazê-la no dia 11 de novembro no belo litoral de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Trata-se da Fuga da Ilha Grande, uma ultramaratona com 12,5 km promovida pela Maratona Aquática Sem Fronteiras (MASF) e que faz parte do calendário de eventos especiais da entidade.

Como o nome já diz a prova consiste em “fugir” de um ponto a outro. É uma travessia similar a outras provas como a Fuga das Ilhas e a Fuga de Alcatraz. Aqui os nadadores largarão em frente a Pousada Nautilus, na Ilha Grande, e nadarão rumo ao continente acompanhados de um lindo visual com as belezas da região de Angra dos Reis. Ao todo os participantes vão encarar 12,5 km e poderão chegar em dois pontos no continente: no Colégio Naval ou na Praia do Bonfim. Por medidas de estrutura e segurança, a prova será imitada a 50 atletas amadores com idade acima de 18 anos.

Percurso da Fuga da Ilha Grande – Foto: Reprodução

A Ilha Grande é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil. Ela tem área total de 193 km², com muitas elevações e montanhas como o famoso Pico do Papagaio que tem altura de 982 metros. O litoral da ilha ainda conta com muitas penínsulas e enseadas que formam várias praias. Com vasta área verde, a vegetação da ilha é composta pela flora da Mata Atlântica. Trata-se de um local muito procurado por turistas em busca de sossego e surfistas atrás de boas ondas. A Ilha Grande também é o lar de muitos pescadores que vivem em vilarejos da região.

Lembrando que a organização da prova exige a presença de um caiaqueiro acompanhando o atleta durante todo o percurso e que pode alterar o percurso e até cancelar a prova em caso de mudança radical nas condições climáticas priorizando a segurança dos atletas. As inscrições estão abertas via SWIM CHANNEL e devem ser efetuadas aqui. A data limite de inscrição é dia 7 de novembro.

Tags

Águas abertas Fuga da Ilha Grande Ilha Grande Maratona Aquática Sem Fronteiras MASF natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas