Dicas para a prova de 7 km do Desafio Aquaman

Prova será realizada no dia 16 de setembro na Praia da Cocanha em Caraguatatuba

17/08/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter

O Desafio Aquaman, que será realizado no dia 16 de setembro, na Praia da Cocanha em Caraguatatuba, está com inscrições abertas para as provas de 200 metros para crianças (Travessinha), 1,5 km, 3,5 km e a principal, os 7 km. As inscrições podem ser feitas através do site da SWIM CHANNEL aqui. Na sexta-feira que vem (24) encerra-se o segundo lote de inscrições.

Com muitos atletas já confirmados, a prova de 7 km é a que mais cresce em número de inscrições. Marcos Campos, ultramaratonista aquático e um dos criadores do Desafio explica sobre alguns aspectos da prova: “A prova de 7 km é a cara do Aquaman. Eu e o Samir, que somos da ultramaratona, queríamos fazer uma prova um pouco mais longa do que as comuns e acabamos levando bastante gente para ela, e não é a toa que é a prova mais cheia. É uma prova que sai de um ponto e chega ao outro. Ela não tem giro em boia, que são usadas apenas para guiar. A prova é feita em um percurso só e aproveitamos a ilha para ser o ponto de hidratação obrigatório”, conta Marcos.

Aos estreantes, Marcos dá uma dica importante: “Para quem vai fazer pela primeira vez é preciso ter em mente que provas maiores exigem maior raciocínio lógico. O atleta deve saber dividir a prova para não chegar em determinado momento e cansar. Se você for fazer para completar a prova, aproveite o contato com a natureza, observe o percurso e faça a prova em grupo de amigos. Para quem vai para competir, a dica é se atentar aos pontos de referência que se tornam pontos estratégicos durante a prova. Espero que todo mundo goste”, comenta.

Thais Sant’Ana, ultramaratonista aquática e que estará na prova de 7 km, dá algumas dicas para quem quer encarar o desafio: “Não teste nada no dia da prova, isso inclui material esportivo, suplemento, etc. Sempre é bom testar antes para não ter surpresas no dia da competição. Além disso não esqueça do protetor solar e principalmente da vaselina! Como é uma prova mais longa e será permitida a roupa de borracha, a vaselina ajudará a não assar nas dobras de atrito”, conta a atleta.

Sobre a alimentação, hidratação e preparação antes da prova, Thais reforça os cuidados: “Se alimente e hidrate-se bem. Prova mais longa exige um cuidado especial! Procure uma nutricionista, se possível. Para a prova em si, navegue! Navegar é preciso! Conheça o percurso e já identifique pontos de referências quando você for aquecer antes da prova. Isso vai facilitar sua navegação e também evitar possíveis “barrigadas” durante o percurso”, finaliza.

Além das medalhas de participação para todos que se inscreverem, os melhores colocados no ranking geral e por categoria receberão premiação especial. Também haverá o kit com bolsa, touca e camisa do evento.

Tags

Águas abertas Desafio Aquaman Marcos Campos natacao Praia da Cocanha Samir Barel Thais Sant'Ana

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas