Diego Vidal e Catarina Ganzeli: os campeões do Aquaman

Dupla venceu a ultramaratona de 17 km que aconteceu no último fim de semana na cidade de Nazaré Paulista

17/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Pódio da ultramaratona Aquaman - Foto: Reprodução

Pódio da ultramaratona Aquaman - Foto: Reprodução

Foram 57 aquamans e aquawomans que caíram na água do Rio Atibainha em Nazaré Paulista para a disputa da Ultramaratona Aquaman de 17 km de percurso. Ao todo estiveram em ação atletas de diferentes níveis técnicos, entre membros da seleção brasileira, nadadores paralímpicos e aqueles que estavam fazendo sua primeira ultramaratona.

Entre os homens a vitória ficou com o nadador gaúcho Diego Vidal que raramente não esteve na liderança ao longo dos 17 km do percurso. Vidal afirmou ainda que a prova foi muito disputada, principalmente contra o vice-campeão Marcos Fraccaro, e que a ultramaratona também foi um grande teste de superação. “A prova foi difícil, além de levar muito tempo (mais de 3 horas). É uma água muito pesada por ser uma represa e no km 12 você já sente bastante, mas foi justo nesse trecho que consegui imprimir um bom ritmo e atingir meu objetivo de completar a ultramaratona”, disse Vidal.

Já o título da prova feminina ficou com uma atleta bastante conhecida do grande público das águas abertas: Catarina Ganzeli. A nadadora teve uma ótima performance chegando na terceira colocação geral, apenas atrás de Vidal e Fraccaro. Um resultado bom para ela que na véspera havia disputado uma prova de 5 km no Campeonato Paulista da FAP. “A água estava bem agradável e como estamos na represa, a flutuabilidade é menor. Por isso não deu pra fazer uma prova progressiva, mas foi um grande resultado o terceiro lugar geral. Gostei demais da organização, estrutura, instrução aos caiaqueiros”, disse a atleta que chegou a frente de Thais Sant’Anna e da revelação Vitória Alves, de apenas 14 anos de idade.

A ultramaratona Aquaman ainda registrou um fato bem legal. O deficiente visual e nadador de águas abertas Marcos Lonzi encarou os 17 km e conseguiu concluir a prova em 5h34min. O tempo foi o menos importante, afinal o principal objetivo da modalidade é justamente integrar a todos. “Mais uma vez estamos muito felizes em ver a adesão da galera, além de amigos e familiares prestigiando. Isso é o que mais nos motiva a continuar buscando percursos novos para explorar e assim fomentar essa modalidade que amamos tanto”, ressaltou Samir Barel, um dos idealizadores do projeto.

O Desafios Aquaman terá uma nova etapa no segundo semestre com provas de 1,5 km e 7 km na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba. Os resultados completos da ultramaratona estão na página oficial do evento que pode ser conferido aqui.

Colaborou Adressa Rufino Assessoria de Imprensa

Tags

Águas abertas Catarina Ganzeli Diego Vidal natacao Nazaré Paulista Samir Barel ultramaratona aquática

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas