Diogo Villarinho se classifica para o Mundial de Gwangju

Nadador vence a prova de 5 km do Troféu Brasil-Maria Lenk e garante vaga; no feminino vitória de Ana Marcela Cunha

15/04/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho - Foto: CBDA
Diogo Villarinho - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Diogo Villarinho - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Ana Marcela Cunha e Diogo Villarinho - Foto: CBDA

A prova de 5 km do Troféu Brasil-Maria Lenk disputada na manhã de ontem (14) na Praia Vermelha na Urca, no Rio de Janeiro, definiu as últimas vagas para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju. Com o quarteto dos 10 km já conhecido (Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Allan do Carmo e Victor Colonese), restava a CBDA definir seus representantes na prova mais curta da modalidade no programa do Mundial.

A CBDA definiu que os dois melhores colocados em cada prova seriam os representantes do país na Coreia do Sul. Entre as mulheres as representante serão as mesmas da maratona aquática de 10km: Ana Marcela Cunha, campeã da prova na Praia da Urca e Viviane Jungblut, segunda colocada. A prova foi dominada pela nadadora da Unisanta, que assumiu a liderança na segunda volta e não foi mais ultrapassada vencendo em 1h00min02s. Viviane veio logo em seguida, garantindo a vaga ao superar Betina Lorscheitter. A nadadora do Grêmio Náutico União completou a distância em 1h00min30s contra 1h00min40s da atleta do Corinthians.

Ana Marcela Cunha – Foto: Satiro Sodre/SSPress

A prova masculina foi vencida por Diogo Villarinho. O nadador do Minas TC havia falhado na tentativa de conquistar a vaga para a distância de 10 km e consequentemente lutar pela participação olímpica, mas não se abateu e disputará em julho mais um Campeonato Mundial, o terceiro de sua carreira. Villarinho liderou a maior parte do percurso na Praia Vermelha vencendo a prova em 58min46s. A segunda colocação foi dividida por dois atletas e deixou uma das vagas para o Mundial indefinida.

Fernando Ponte e Allan do Carmo chegaram juntos a reta final e empataram na segunda colocação com o tempo de 58min48s. Como apenas duas vagas estavam em jogo e uma delas ficou com Villarinho, resta agora a CBDA definir quem será o outro representante do país em Gwangju. Até o momento a entidade não definiu como será feita essa convocação e anunciou que emitirá um boletim nos próximos dias com uma posição oficial. Lembrando que Allan já esta classificado para nadar a distância de 10 km na Coreia do Sul.

Diogo Villarinho – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A prova de 5 km abriu também a contagem por pontos do Troféu Brasil-Maria Lenk. Com os resultados das águas abertas o Grêmio Náutico União lidera a disputa com 122,5 pontos, seguido pelo Corinthians com 78 pontos e pelo Minas TC com 65 pontos. Os resultados completos estão disponíveis no site da CBDA (clique aqui para conferir). As provas de piscina começam terça-feira na piscina do Parque Aquático Maria Lenk com eliminatórias a partir das 9h30 e finais com início as 18h.

Tags

Águas abertas Ana Marcela Cunha CBDA Diogo Villarinho natacao Troféu Brasil

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas