Domínio gaúcho nas águas brasileiras

24/10/2016

Facebook Twitter

No último sábado chegou ao fim a temporada 2016 do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, com a prova de 5 km disputada na Praia de Inema em Salvador. Em jogo o título nacional sendo disputado por quatro atletas. No feminino Viviane Jungblut e Gabriela Ferreira disputavam a taça, enquanto no masculino a definição seria entre Samuel de Bona e Victor Colonese. Melhor para os gaúchos Viviane e Samuel do Grêmio Náutico União, que com os resultados na prova em Inema acabaram sagrando-se campeões do principal circuito nacional.

No feminino Viviane já tinha boa vantagem sobre Gabriela e também sobre Betina Lorscheitter, terceira colocada no ranking e que só ficaria com o título se vencesse a prova e Viviane não completasse a travessia. Betina fez sua parte, venceu em 1h10min20s e garantiu o vice-campeonato, porém, Viviane nadou com o regulamento embaixo do braço e com o quarto lugar na prova de 5 km sagrou-se campeã brasileira pela primeira vez na carreira. Agora ela se concentra para disputar o Campeonato Mundial de piscina curta, que acontece em Windsor (Canadá), em dezembro.

Viviane Jungblut celebra seu título nacional - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Viviane Jungblut celebra seu título nacional – Foto: Satiro Sodré/SSPress

 

Já na prova masculina a vantagem era de Victor Colonese que largou com oito pontos de vantagem sobre Samuel de Bona. Para ser campeão o nadador do GNU precisava vencer e torcer para que o adversário chegasse no mínimo em terceiro. Samuel nadou bem e venceu a prova em 1h03min04s, enquanto isso Colonese teve dificuldades ao longo do percurso e não passou de um oitavo lugar. Ao fim Samuel de Bona celebrou seu tricampeonato nacional (havia sido campeão em 2012 e 2013 também) após uma temporada bastante complicada.

Os títulos individuais no masculino e no feminino deram ao Grêmio Náutico União a taça de campeão por equipes. O clube gaúcho dominou toda a temporada e somou 1.052 pontos, mais de 700 pontos do que o vice-campeão SESI que marcou 315. A Unisanta foi a terceira colocada. As duas últimas etapas disputadas em Salvador () serviram como seletiva para as seleções brasileiras que disputarão os Jogos Sul-Americano de Praia e o Campeonato Sul-Americano Juvenil ano que vem.

Para o Sul-Americano de Praia foram convocados Carolina Bilich, Gabriela Ferreira, Viviane Jungblut, Elder Luna, Luiz Gustavo Barros e Diogo Villarinho. E para o Sul-Americano Juvenil estão convocados Gabrielle Roncatto, Isis Rosário, Barbara Edite Limas, Camila Tribst, Julia Nina, Carol Hertel, David Heberle, Ricardo Castro, Elder Luna, Matheus Hirota Costa, Henrique Figueirinha e João Ricardo Cauduro.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas CBDA Grêmio Náutico União Samuel de Bona Viviane Jungblut