Duas vezes Adherbal Oliveira no Leme ao Pontal

Nadador, que se prepara para mais um desafio internacional, é o primeiro da história a concluir a prova no Rio duas vezes na categoria solo

14/01/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Adherbal Oliveira - Foto: Reprodução

Adherbal Oliveira - Foto: Reprodução

No último sábado, Adherbal Oliveira fez mais uma vez história nas águas abertas. O ultramaratonista tornou-se o primeiro nadador a concluir com sucesso duas vezes a Travessia do Leme ao Pontal, maior prova da modalidade no Brasil com 35 km de percurso entre as duas icônicas praias cariocas. Em 11h05min, Adherbal encarou muitas adversidades para concluir o desafio dessa vez na categoria solo com neoprene (em 2015 ele havia completado a prova na categoria solo sem neoprene).

Adherbal partiu da Praia do Leme na noite de sexta as 22h rumo a Praia do Pontal. O nadador afirmou que encarou muitas adversidades ao longo do percurso e que esta foi uma das provas mais difíceis que encarou. “Foi uma prova cheia de dificuldades, com corrente contra o tempo todo que me deu certo trabalho. A corrente contra veio desde o Arpoador e só não peguei essa corrente quando contornei a Pedra do Pontal. Acho que foi a prova onde passei mais tempo na água”, revelou ao fim da prova bastante ofegante.

De fato as condições foram bastante ruins. Em 2015, quando ele concluiu a prova sem neoprene, nadou os 35 km em 9h23min. E sua marca neste fim de semana foi quatro horas mais lento do que o recorde de Thiago Rebollo. De qualquer forma, ele se torna o primeiro a repetir o percurso na categoria solo. Antes dele apenas Luiz Lima e Vitor Gadelha já haviam nadado a prova mais de uma vez, porém, a segunda tentativa de ambos foi na prova por revezamento. Clique aqui para conferir todas travessias já realizadas da prova.

A travessia deste fim de semana também foi uma espécie de treinamento para o maior desafio da temporada 2019 de Adherbal: a Travessia do Canal de Molokai no Havaí. O nadador disputará este ano a prova de 42 km que faz parte do Desafio dos Sete Mares. Até o momento ele já completou três etapas do desafio (Canal da Mancha, Canal de Catalina e Estreito Gibraltar). Ano passado uma forte hipotermia devido a baixa temperatura da água (12°C) causou sua desistência da prova do Canal do Norte.

Tags

Adherbal Oliveira Águas abertas LPSA natacao Travessia do Leme ao Pontal

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas