Dublin City Liffey Swim: uma prova quase centenária

08/09/2017

Facebook Twitter

Nadadores durante a Liffey Swim – Foto: Dara Mac Donaill/The Irish Times

Amanhã será realizada pela 98ª vez em Dublin uma das provas de águas abertas mais tradicionais da Europa. Trata-se da Dublin City Liffey Swim, uma prova de 2,2 km nas águas do Rio Liffey que corta a capital irlandesa. Todos os atletas largam da Ponte Rory O’Moore, que fica bem em frente a famosa cervejaria Guinness. Ao longo do percurso eles passam por outras 11 pontes até a chegada na Ponte Loop Line. Uma prova que em quase um século tem muitas histórias curiosas.

A prova foi realizada pela primeira vez no dia 22 de julho de 1920. Querendo mostrar para os moradores da cidade que a água do Rio Liffey tinha boas qualidades e era própria para o nado, Bernard Fagan teve a ideia de organizar uma prova de águas abertas. Nadador nas horas vagas e com conhecimento em saúde pública (se tornaria engenheiro da Dublin Corporation alguns anos depois), Fagan conseguiu reunir outros 26 nadadores dispostos a nadar. Assim teve início a história da Liffey Swim que consagrou JJ Kennedy como primeiro campeão. Assista abaixo um filme de como foi a edição do ano passado.

O evento foi realizado ininterruptamente entre 1920 e 1934 até ficar quatro anos suspensa em decorrência de más condições da água. Reativada em 1939, a prova desde então ocorre anualmente entre o fim de agosto e início de setembro. Em 1991 foi disputada a prova feminina, já que antes as mulheres nadavam juntas com os homens e não tinham uma categoria própria. A prova também é conhecida por ser bastante familiar, já que é comum ver gerações da mesma família nadando o evento e há muitos campeões da mesma família ao longo da história. Inclusive, o filho de Bernard Fagan, Jack, venceu a edição de 1951. Outra curiosidade é que em 2014 os organizadores contabilizaram nove pais e filhos nadando juntos.

A prova é liberada para nadadores acima dos 13 anos de idade e há registros de atletas veteranos que nadaram a prova durante décadas. A Dublin City Liffey Swim é uma prova bastante equilibrada já que até hoje apenas Francis White (1966 e 1967) e Arthur Dunne (1981 e 1982) venceram a travessia mais de uma vez. O evento é organizado pela Leinster Open Sea Swimming, organização voluntária sem fins lucrativos. Podem nadar a Liffey Swim atletas de qualquer lugar do mundo desde que apresentem um histórico de suas participações em outras competições de águas abertas. Para mais detalhes acesse o site oficial do evento aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Bernard Fagan curiosidades Dublin City Liffey Swim Irlanda natacao