Roma

Dupla brasileira conquista o Canal da Mancha

Marcio Junqueira e Mariana Chevalier cruzaram nesta quinta-feira o famoso estreito de água e conseguiram marcas inéditas

30/07/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista aérea do Estreito de Dover, no Canal da Mancha - Foto: Reprodução
Os nadadores com seus técnicos - Foto: Daniel Righetti

Os nadadores com seus técnicos - Foto: Daniel Righetti

Vista aérea do Estreito de Dover, no Canal da Mancha - Foto: Reprodução

Hoje foi um dia histórico para a natação brasileira. Em um intervalo de poucos minutos dois nadadores do país concluíram com sucesso um das provas mais desafiadoras do mundo: a travessia do Canal da Mancha, estreito de água de 36 km que separa o sul da Inglaterra do norte da França. O capixaba Marcio Junqueira e a paranaense Mariana Chevalier foram os responsáveis pela dupla conquista e registraram feitos inéditos. Ele por ser o primeiro nadador do seu estado a completar a prova e ela por ter sido a brasileira mais jovem a nadar a travessia.

As conquistas vieram em um momento onde ambos tiveram que passar por situações de incertezas devido a pandemia do COVID-19. Havia o medo de que eles não tivessem autorização para realizar a travessia, já que algumas tentativas (caso do brasileiro Alan Viana) foram canceladas. Após o sinal verde da organização ambos ainda tiveram que respeitar a quarentena assim que pisaram na Inglaterra, tendo que ficar isolados em casa por 14 dias. Só depois de toda essa montanha russa de emoções treinaram na praia de Folkstone e puderam realizar o desafio.

A dupla partiu bem cedinho na manhã desta quinta-feira (5h30 no horário local e 1h30 no horário de Brasília), cada um com seu barco e guia. Eles fizeram rotas diferentes e chegaram quase que ao mesmo tempo no litoral francês. Mariana chegou a costa francesa após 11 horas e 55 minuto de travessia. A nadadora do Clube Curitibano foi acompanhada pelo seu técnico Julio Cesar Saldanha e fez uma boa prova, conseguindo apertar o ritmo ao longo do percurso.

Com esse resultado, Mariana tornou-se a nadadora mais jovem do Brasil a completar o desafio no Canal da Mancha. A paranaense tem apenas 16 anos de idade e superou a antiga recordista Kay France, que tinha 17 anos em 1979 quando realizou a travessia.

Já Marcio pegou algumas correntes pelo caminho que o fez nadar alguns quilômetros a mais. Porém, o capixaba esta muito focado em concluir o desafio após dois anos de intensos treinamentos. Em 11 horas e 44 minutos, Marcio completou a prova e em grande estilo: chegando em nado borboleta antes de subir na pedra e levantar o braços na costa francesa.

Neste desafio ele teve a companhia da esposa Raquel e do técnico Renato Ribeiro, que passou por todos os momentos pré-travessia antes do atleta poder cair na água e estava muito emocionado no barco de apoio ao fim da travessia. Marcio também entra para a história ao se tornar o primeiro nadador do Espírito Santo a completar o mítico desafio do Canal da Mancha.

 

Ver essa foto no Instagram

 

42 Km

Uma publicação compartilhada por Marcio nadador (@marciosjunqueira) em

Com mais essas duas travessias o Brasil soma agora 40 tentativas de sucesso na travessia em águas abertas mais desafiadora do mundo. E a lista pode aumentar em agosto, já que o ultramaratonista Glauco Rangel já chegou a Inglaterra e se prepara para cair na água na primeira quinzena de agosto. Acompanhado por Igor de Souza, Glauco esta neste momento cumprindo o período de quarentena na Inglaterra antes de ter autorização para treinar.

E caso você queira saber mais sobre a Travessia do Canal da Mancha não deixe de comprar a edição #32 da SWIM CHANNEL que traz um conteúdo especial sobre a principal travessia do mundo. Caso queira adquirir seu exemplar clique aqui.

Tags

Águas abertas Canal da Mancha Marcio Junqueira Mariana Chevalier natacao

Notícias relacionadas