Edgar Coelho realiza o Desafio entre Camburi e o Arquipélago de Alcatrazes

Prova de 40 km foi realizada no último final de semana, no litoral norte de São Paulo em mais de 12 horas de natação no mar

10/05/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Edgar Coelho - Foto: Arquivo pessoal
Edgar Coelho - Foto: Arquivo pessoal

Edgar Coelho - Foto: Arquivo pessoal

Edgar Coelho - Foto: Arquivo pessoal

O ultramaratonista aquático Edgar Coelho completou no primeiro final de semana do mês o Desafio de Alcatrazes, entre a Praia de Camburi e o Arquipélago de Alcatrazes no litoral norte de São Paulo. O Desafio de 40 km foi realizado em 12h de natação no mar. O nadador foi o segundo atleta a realizar o percurso, o primeiro a fazê-lo foi o Ricardo Augusto.

No dia 15 de março o nadador realizou a primeira tentativa da prova, que teve que ser abandonada faltando 7 km para o final. “Com um mar complicado, ventos e corrente contra nadei por 14 horas e 50 minutos, mas com muita tristeza tive que abandonar a 7 km do final. A ideia de uma nova tentativa surgiu na cabeça e no meu coração. Retomei os treinos a noite com água gelada e com o acompanhamento sempre do meu técnico Glauco Rangel”, conta Edgar.

No dia 3 de maio foi dada a largada para a segunda tentativa às 3h da manhã. “Não foi fácil, enfrentei novamente a água gelada e fortes dores lombares. Mas tive força para me superar e às 15h do dia 4 de maio conclui o desafio com 12 horas e estabelecendo um novo recorde”, comenta.

Edgar Coelho – Foto: Arquivo pessoal

O atleta de 47 anos foi nadador do Corinthians nos anos 1980 e 1990 e na época nadava apenas provas em piscina. E 2010 migrou para as águas abertas e não parou mais de nadar. No ano de 2015 passou a disputar ultramaratonas em distâncias cada vez maiores começando pela Maratona Aquática 14 Bis.

Para a realização da prova, Edgar teve todo o apoio da Marinha e da Prefeitura de São Sebastião com estrutura de resgate e ambulâncias. O atleta ficou atrás das autorizações da Marinha e do ICMBIO por nove meses. “Estou feliz demais, dedico essa vitória a meus filhos Beatriz e Davi, meu amor Andréa sempre comigo em todos os momentos, meus filhos de coração Faísca e Kitty, meu técnico Glauco Rangel, meu pai Miguel e amigos que sempre torcem por mim”, finalizou.

Edgar tem como objetivo realizar a Travessia do Canal da Mancha em 2021 e nadar a Tríplice Coroa Sul Americana em 2020, que além da Travessia do Leme ao Pontal reúne a Travessia Rio de la Plata (42 km) entre a Argentina e o Uruguai e o Canal de Beagles (14 km) nas águas geladas entre Argentina e o Chile.

Tags

Águas abertas Arquipélago de Alcatrazes Edgar Coelho Ilha de Alcatrazes natacao ultramaratona aquática

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas