Roma

Edgar Coelho se desafia entre Camburi e o Arquipélago de Alcatrazes

Prova de 40 km será realizada entre o final de fevereiro e começo de março, no litoral norte de São Paulo

08/02/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter

O ultramaratonista aquático Edgar Coelho será o segundo nadador a encarar o Desafio de Alcatrazes, entre a Praia de Camburi, no litoral norte de São Paulo e o Arquipélago de Alcatrazes. O Desafio de 40 km poderá ser realizado entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, dependendo das condições do mar.

“Comecei com a ideia desse desafio no ano passado. Serei o segundo nadador a fazer esse desafio, que ainda não é homologado. O primeiro a fazê-lo foi o Ricardo Augusto. Pretendo sair de Camburi de madrugada (entre as 3h e 3h30 da manhã), e como será uma prova longa estaremos sujeitos as mudanças climáticas no meio da prova. Estou estimando fazer a travessia entre 10 e 14 horas. A expectativa é a melhor possível e estou muito motivado para esse desafio”, comentou Edgar.

O nadador, que mantém contato com Ricardo Augusto, pretende com a ajuda dele e a conclusão de sua prova, conscientizar sobre a preservação da Ilha e ajudar a travessia a se tornar um desafio internacional. Para a prova ele terá todo o apoio da Marinha e da Prefeitura de São Sebastião, com estrutura de resgate e ambulâncias.

O atleta de 47 anos foi nadador do Corinthians nos anos 1980 e 1990. Na época nadava em piscina, mas em 2010 migrou para as águas abertas. No ano de 2015 passou a realizar provas em distâncias maiores começando pela Maratona Aquática 14 Bis e nunca mais parou.

Desde então nadou o Desafio da Ilha do Arvoredo (25 km) em 2017, fez outras três provas da 14 Bis, nadou duas vezes a Travessia da Ilha do Mel (23 km) em 2016 e 2017 e no ano passado completou a Travessia do Leme ao Pontal, que foi a maior distância que já fez (36 km).

“Atualmente treino com o Glauco Rangel que me passa os treinos. Tenho uma rotina pesada com treinos de 7 km em média. Faço um treino longo sempre no fim de semana entre 10 a 20 km”, conta o ultramaratonista.

Edgar tem como objetivo realizar a Travessia do Canal da Mancha (entre França e Inglaterra) em 2021 e nadar a Tríplice Coroa Sul Americana em 2020, que além da Travessia do Leme ao Pontal, reúne a Travessia Rio de la Plata (42 km) entre a Argentina e o Uruguai e  o Canal de Beagles (14 km) nas águas geladas entre Argentina e o Chile.

Tags

Águas abertas Arquipélago de Alcatrazes Desafio Ilha de Alcatrazes Edgar Coelho natacao ultramaratona aquática

Notícias relacionadas