Roma

Edgard Coelho nada 48 km na Ilha Grande

Nadador completou com sucesso a segunda prova mais longa do desafio Big Island Swimming Association no litoral de Angra dos Reis

12/01/2021 - Renato Ribeiro

Facebook Twitter
Edgard Coelho - Foto: Daniel Righetti
Edgard Coelho - Foto: Daniel Righetti

Edgard Coelho - Foto: Daniel Righetti

Edgard Coelho - Foto: Daniel Righetti

No dia 8 de janeiro de 2021 o atleta Edgar Coelho encarou o desafio de 48 km na Big Island Swimming Association (BISA) na categoria solo. O nadador largou na Praia da Aroeira e concluiu a ultramaratona na Praia da Longa, no litoral de Angra dos Reis.

Pelas regras da associação o atleta precisa reservar uma janela de sete dias e neste período a organização definirá o dia com as melhores condições meteorológicas para realização do desafio. Devido as ótimas condições neste começo de ano, Edgar foi autorizado a nadar logo no primeiro dia da janela.

Edgard Coelho durante a prova – Foto: Daniel Righetti

A caminho do local de embarque durante a noite (a Praia da Aroeira), a equipe do nadador enfrentou ventos fortes e chuva, características de um temporal de verão, aumentando a ansiedade e a apreensão do atleta. No barco com Edgard estava com seu treinador, o experiente Glauco Rangel que passava bastante tranquilidade para seu atleta.

No barco Glauco recebeu todas as instruções de como seriam as condições climáticas e orientações para o percurso. Logo após sua largada às 00h41 do dia 8, a chuva parou como previsto. O percurso nadado pega toda a parte externa da Ilha Grande, e o nadador enfrenta condições de mar aberto, ficando exposto a correntes e ondulações maiores. Edgard pegou condições tranquilas ao longo do desafio e dentro das dificuldades esperadas. Em alguns trechos ele teve corrente contra e rajadas de ventos que não passaram de dez nós.

Edgard Coelho e Glauco Rangel – Foto: Daniel Righetti

Ao longo do percurso Glauco caiu na água três vezes nadando uma hora em trechos diferentes. O regulamento da Associação permite esta regra, onde o atleta em provas solo pode ter a ajuda de um nadador “pace”, aquele que vai ao lado do atleta sem poder passar à sua frente e nem fazer esteira para o atleta.

Dono de uma capacidade de superação incrível, e contando também com o apoio de sua namorada Andrea que o acompanhava na embarcação, Edgard conclui o desafio com o tempo de 21h42min26s. Largando a noite e chegando a noite, ele se tornou o primeiro nadador a fazer a prova de 48 km do BISA. Ele contou ainda com o apoio da embarcação ALMAR, contratada pela BISA para oferecer aos seus nadadores e staff um nível de conforto e segurança raramente encontrados para esta atividade.

Glauco, Edgard, Andrea e Renato – Foto: Daniel Righetti

Esta prova é a segunda maior do Brasil saindo de um ponto ao outro no mar. A primeira é a prova da própria Associação, que oferece o nado de 85 km dando uma volta completa na Ilha Grande. Para ver todos os percursos e travessias já realizadas acesse: https://www.instagram.com/swim.bisa/.

Tags

Águas abertas BISA Edgard Coelho Ilha Grande natacao

Notícias relacionadas