Em 11 horas, Ricardo Ortiz nada do Leme ao Pontal

Nadador paulista completa a maior prova de águas abertas do país e tornando-se o 24º a concluir a prova na categoria solo sem neoprene

01/07/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Travessia do Leme ao Pontal - Foto: Reprodução
Ricardo Ortiz na Travessia do Leme ao Pontal - Foto: Reprodução

Ricardo Ortiz na Travessia do Leme ao Pontal - Foto: Reprodução

Travessia do Leme ao Pontal - Foto: Reprodução

Mais um atleta concluiu com sucesso a maior prova de águas abertas do Brasil. Natural de Bragança Paulista, interior de São Paulo, Ricardo Ortiz nadou os 36 km que separam o Leme do Pontal no Rio de Janeiro e entrou para a seleta galeria de nadadores que já realizaram o desafio. Em 11h06min ele concluiu a ultramaratona aquática no último sábado tornando-se a 24ª pessoa a realizar a prova na categoria solo sem auxílio de traje de neoprene.

Ortiz iniciou seus treinamentos para realizar a ultramaratona ano passado. Além dos árduos treinamentos na piscina, ele criou uma campanha de vendas de camisas personalizadas para arrecadar parte da verba necessária para os custos da prova. Mas nem tudo foi fácil. O nadador precisou esperar que as condições climáticas melhorassem no litoral carioca e só recebeu autorização da Leme to Pontal Swimming Association para nadar no quinto dos sete dias da janela de prova.

A prova foi bastante turbulenta, com Ortiz encarando fortes ventos que deixaram o mar bastante ondulado e agitado. As ondulações ainda empurravam o atleta para o continente, o tirando da rota original em direção a Praia do Pontal. Durante a noite ele teve que ter muita atenção para seguir a trajetória do barco escolta e evitar errar na rota traçada. Pela manhã fortes ventos foram os principais obstáculos, apesar do dia ensolarado. Apesar das dificuldades ele seguiu em frente para concluir o percurso em 11h06min.

Com esse resultado ele completou a travessia de número 40 do desafio somando provas individuais e em revezamento, tanto com ou sem o auxílio do traje de neoprene. Para conferir a lista completa de atletas que já realizaram a prova e mais informações de como reservar uma janela para a ultramaratona acesse o site da Leme to Pontal Swimming Association clicando aqui.

Tags

Águas abertas Leme ao Pontal natacao Ricardo Ortiz Travessia do Leme ao Pontal

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas