Em novembro acontece a 50ª edição da Travessia 14 Bis

17/08/2017

Facebook Twitter

Nadador em ação durante a 14 Bis – Foto: Jacqueline Dalia

O próximo dia 11 de novembro será especial. Esta será a data da edição de número 50 da Maratona Aquática 14 Bis. A prova é uma das mais tradicionais da natação brasileira em águas aberta tendo sido realizada pela primeira vez em 1970 e já tendo coroado grandes nomes da modalidade ao longo destas décadas. Com 24 km de percurso o evento é disputado nas águas do Canal de Bertioga, no estreito de água que separa as cidades de Bertioga e Santos, no litoral norte de São Paulo. Novamente a largada da travessia acontece a partir do Forte São João, em Bertioga e a chegada esta prevista para a rampa de acesso da Base Aérea de Santos (BAST).

Em todo esse tempo de vida a prova só não realizada apenas no ano de 1984 e em três ocasiões aconteceu duas vezes no mesmo ano, em 1970, 1992 e 1993. A partir de 2000 a 14 Bis também passou a contabilizar os resultados masculinos e femininos da travessia separadamente. Até 1999 só existia a categoria geral, sem distinção de gênero. Até os dias de hoje o maior campeão da 14 Bis é Glauco Rangel que soma sete conquistas, tendo inclusive um  tricampeonato consecutivo entre 2000 e 2002. Atualmente as coroas de campeões pertencem a Matheus Evangelista e Ana Licia Maki Sudo que triunfaram na edição do ano passado.

A edição 50 da 14 Bis acontece em novembro - Foto: Jacqueline Dalia

A edição 50 da 14 Bis acontece em novembro – Foto: Jacqueline Dalia

Este ano a prova investiu mais recursos na segurança, tanto dentro como fora d’água. Por determinação do Comandante da Base, Ten. Cel. Aviador Jailson Oliveira da Silva, todos os barqueiros e canoístas serão obrigatoriamente maiores de idade e com mais experiência para guiar os nadadores. Também foram aprimoradas rotinas de salvamento e agora todos os participantes precisam apresentar um atestado técnico, emitido pelo técnico ou professor, que declara que o atleta tem plenas condições técnicas de participar da prova. Afinal, encarar a 14 Bis é uma missão que requer muito treinamento e condições físicas para aguentar o longo percurso.

A Maratona Aquática 14 Bis é disputada anualmente por centena de nadadores e conta com muitos parceiros para ser realizada. Além da Associação 14 Bis que é a responsável pela prova, o evento tem apoio do Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, da Praticagem de Santos, do Grupamento de Bombeiros Marítimos e das Prefeituras de Bertioga e Guarujá. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do serviço de inscrição de prova da SWIM CHANNEL clicando aqui. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro e o primeiro lote encerra-se dia 15 de setembro.

Aguardem que iremos trazer aqui no Blog SWIM CHANNEL outras histórias da Maratona Aquática 14 Bis até a realização do evento.

Por Guilherme Freitas

Tags

14 Bis Águas abertas Associação 14 Bis Canal de Bertioga Glauco Rangel Maratona Aquática 14 Bis