Em prol do desenvolvimento da natação feminina

Idealizado por dois técnicos de natação, o projeto Braçadas com Amor busca criar uma equipe 100% feminina no Rio de Janeiro

30/05/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

É fato que a natação feminina ainda esta atrás da natação masculina no Brasil. Essa afirmação se confirma na quantidade de nadadores homens com melhores resultados em nível internacional (na seleção brasileira convocada para o Campeonato Pan-Pacífico há apenas duas nadadoras entre os 16 convocados) e também no número de praticantes da modalidade pelo país onde os eventos masculinos concentram a maior parte dos participantes. Pensando em mudar essa realidade dois professores e técnicos de natação lançaram uma iniciativa para alavancar o número de mulheres no esporte.

Ednaldo Miranda Junior, o Mano, e Fabiano Borges, estão a frente do projeto Braçadas com Amor, que tem como objetivo montar a primeira equipe de natação feminina da história do Rio de Janeiro. A dupla acredita que um time 100% feminino ajudará a desenvolver a natação para mulheres já que o foco de trabalho será totalmente voltado para elas. Eles afirmam que em outras modalidades como vôlei e handebol, por exemplo, já existe um trabalho com treinamentos separados e estratégicos focando na individualidade psicofísica de cada gênero.

Com cunho social a ação buscar oferecer condições de treinamento para meninas carentes e que não tem condições financeiras de praticar a modalidade em clubes mais elitizados do país. O projeto ainda pretende democratizar a natação e manter cerca de 40% de seu contingente para meninas negras buscando ampliar o número de nadadoras negras no universo da modalidade. Todas as participantes também receberão kits do projeto e terão despesas de transporte, alimentação e inscrição em eventos custeados pelo projeto.

O treinamento será focado através do método de multinatação desenvolvido pelo Prof. Mano. A atividades do projeto Braçadas com Amor acontecerão no Parque Aquático do Itapuã Clube, em Itaperuna (RJ) e pretende contar com até 50 atletas com idades variando de dez a 14 anos (categorias mirim 2 a infantil 2). As sessões de treinamento serão semanais e com duração de 1h a 1h30. Alguns atletas e ex-atletas da seleção brasileira já confirmaram visitas ao projeto, como Cesar Cielo que gravou um vídeo em apoio a causa. Para mais detalhes sobre a ação entre em contato com o Prof. Fabiano através do e-mail fabborges@hotmail.com.

Tags

Braçadas com Amor Ednaldo Miranda Junior Fabiano Borges Multinatação natacao natação feminina

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas