Encarando uma meia maratona aquática

Dia 19 de maio acontece em Angra dos Reis a prova Troféu Destaques da Natação Piedade Coutinho com a distância de 5 km

17/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
A nadadora Piedade Coutinho - Foto: O Globo Sportivo/Reprodução
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A nadadora Piedade Coutinho - Foto: O Globo Sportivo/Reprodução

Uma das modalidades que mais cresce nos últimos anos são as águas abertas. Transformada em esporte olímpico desde os Jogos de Pequim-2008 e atraindo um grande interesse de atletas de elite e patrocinadores, o esporte ganha adeptos em todos os lugares do mundo. Com mais de 8 mil km de costa e uma gigantesca bacia hidrográfica, é claro que o Brasil não fica de fora dessa estatística.

Hoje a natação brasileira de águas abertas é uma das maiores potências do planeta.  O país soma medalha olímpica, títulos mundiais, assiste ao lançamento de novos eventos a cada ano e vê cada vez mais e mais nadadores masters ou amadores encarando épicos desafios como a Travessia do Canal da Mancha. Porém, a grande base desta pirâmide esta nos eventos disputados pelo país em todos os finais de semana.

A grande maioria destes atletas nada as provas mais curtas, que variam de 1 km a 3 km. São nadadores que estão se iniciando na modalidade ou se preparando para encarar distâncias maiores. E este próximo passo se dá em seguida, encarando uma distância intermediária entre estes eventos mais curtos até chegar a uma maratona aquática. Trata-se da meia maratona aquática, que tem 5 km de percurso.

Hoje provas de 5 km em águas abertas estão presentes nos programas de vários eventos. Um deles é o Troféu Destaques da Natação – Piedade Coutinho. A prova de 5 km é organizada pela Maratona Aquática Sem Fronteiras (MASF), que á a principal empresa do segmento no estado do Rio de Janeiro. E a boa notícia para quem esta pensando em encarar este próximo passo é justamente nadar esta prova.

Quem estiver disposto a nadar 5 km já pode reservar na agenda o dia 19 de maio. Será nesta data que vai acontecer a competição em um dos locais mais bonitos do Rio de Janeiro: nas dependências do Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE), na Praia de Jacuecanga, em Angra dos Reis. Com águas águas calmas e de temperatura agradável, que proporcionam ótimas condições aos atletas, é o cenário ideal para quem vai nadar sua primeira meia maratona.

Esta prova homenageia uma das maiores nadadoras da história do país: Piedade Coutinho. Ela foi quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Berlim-1936 (melhor resultado da história da natação feminina em piscina do país ao lado de Joanna Maranhão) e primeira nadadora brasileira a ganhar uma medalha em Jogos Pan-Americanos. A meia maratona será realizada no mesmo final de semana da 2ª etapa do circuito da MASF (veja no vídeo abaixo detalhes sobre o circuito).

 

As inscrições para a prova já estão abertas e podem ser feitas através da SWIM CHANNEL clicando neste link aqui até o dia 14 de maio de 2018.

Tags

Águas abertas Angra dos Reis MASF natacao Piedade Coutinho Troféu Destaques da Natação

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas